“Os alunos são a nossa inspiração e um exemplo”

Freguesias Cucujães

“Eu sei que não sou o primeiro a vir aqui destacar os resultados desta escola, quando olhamos para os vossos resultados são muito impressionantes. Nesta escola aprende-se muito e bem”, destacou Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa

> Abertura ano letivo 24/25 do Agr.  Escolas Ferreira da Silva

Na manhã da passada sexta-feira, com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, realizou-se a sessão solene de abertura do ano letivo do Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Com vários momentos lúdicos e artísticos, a sessão solene ficou também marcada pelas distinções entregues aos alunos dos quadros de honra, mérito e excelência do ano letivo anterior.

Nas palavras do diretor do agrupamento, António Figueiredo, este momento de distinção aos alunos demonstra “o esforço, dedicação e o compromisso dos nossos alunos no processo académico”, frisando que estes alunos “são um exemplo, uma fonte de inspiração e um orgulho” para a escola e do trabalho “desenvolvido pelo agrupamento, professores, educadores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e que tornam [o agrupamento] uma referência a nível local e regional, a todos muito obrigado”, mencionou o diretor no seu discurso. Recorde-se que nos últimos anos, de acordo com o ranking de escolas publicado todos os anos, a EBS Dr. Ferreira da Silva tem sido uma das escolas públicas melhor qualificadas a nível nacional, o ano passado a mesma foi a quarta melhor escola pública do país.   

Um momento de “renovação e de nova esperança”
“A abertura do ano letivo é um momento marcante no Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva, principalmente, porque é um ato académico que assinala solene e simbolicamente a renovação e a esperança no alcance de muitos objetivos e sonhos de todos dentro das nossas escolas e dos nossos estudantes. Todos os anos os nossos alunos ingressam no ensino superior nas áreas que exigem médias elevadas a nível nacional e com a excelência reconhecida na região em que nos inserimos.”
António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva 

Uma homenagem aos professores, técnicos e auxiliares da escola 
“Eu vou deixar uma palavra aos professores/professoras, técnicos e auxiliares deste agrupamento de escolas, que são os protagonistas de tudo o que hoje aqui se realiza. Eu penso que a seguir à maternidade, o ensino é talvez o maior ato de generosidade que o ser humano pode praticar. Não conheço outro ato de tamanha generosidade, como ser professor, técnico, ou, auxiliar. É uma profissão em que dedicamos toda a vida, não aos nossos problemas, nem aos nossos objetivos de futuro. É uma profissão que entregamos toda a vida ao outro. (Após estas palavras, o secretário de estado pediu a todos os presentes que se levantam-se e batessem palmas a estes profissionais, em jeito de homenagem)”

Uma escola com um ensino “exemplar”
“Eu sei que não sou o primeiro a vir aqui destacar os resultados desta escola, quando olhamos para os vossos resultados são muito impressionantes. Nesta escola aprende-se muito e bem. Mas, não é isto que me impressiona verdadeiramente, eu sei como é possível fabricar resultados escolares, o que me impressiona é a capacidade que têm de lutar contra o ‘fado’, a lutar contra a probabilidade estatística, são exemplares nisso. Se eu olhar para o grau de escolaridade, para as profissões e salários dos pais, eu neste país sou capaz de prever, com grande exatidão, que resultado é que os alunos vão ter. E, normalmente, os filhos das famílias com mais escolaridade têm muito melhores resultados. Ora isso é um problema enorme com o qual nós não podemos habituar-nos a viver. E esta escola é das melhores do país a agarrar nos filhos das pessoas com mais escolaridade e nos filhos das pessoas com menos escolaridade e elevá-los a todos à excelência, isto é serviço público.”  
Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa

 

“Não façamos da educação uma paixão, porque corremos o risco de ser algo passageiro, para alimentar o nosso ego. Seja encarada a educação como a vara do caminheiro, que ao fazer-se ao caminho o ajuda a manter as forças, o equilíbrio, a prosseguir devagar sempre entusiasmado, sempre comprometido com a viagem.”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente e vereador da educação

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Começou hoje a VII Conferência Internacional de Investigação em Saúde
3/04/2025
“É um privilégio médicos de hospitais centrais reconhecerem-nos como um bom centro de formação na área da geriatria”
3/04/2025
Centro de Negócios inaugura a 9 de maio a primeira incubadora europeia de inovação e bem-estar laboral
3/04/2025
Comissão Política do Partido Socialista oliveirense justifica recusa de integração nas listas às legislativas
3/04/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
3/04/2025
Não privilegiar privilegiados (CDU)
3/04/2025
Politicamente (in)correto  (CHEGA)
3/04/2025
Pensar o futuro (CDS)
3/04/2025