Os imigrantes e os emigrantes

Destaques Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Somos um país que olha os outros pela raça? Absolutamente não! Razões históricas e culturais deram-nos essa qualidade. Sempre recebemos, vivemos e deixamos viver e trabalhar em igualdade com todos nós. Porque fomos um país com colónias sul-americanas, africanas e asiáticas. Porque sempre fomos um país que deu “mundos ao mundo” (Luís de Camões). Porque sempre fomos um país de emigrantes. Porque muitos destes emigrantes sofreram esse estigma nos países para onde foram trabalhar Sobretudo nos anos 60, para fugir à guerra e à degradação da vida de um país sem futuro. Sabendo-se que nos dias de hoje (lamentavelmente) têm sentido também na pele o facto de serem emigrantes. Como apurou recente estudo sobre os portugueses no Luxemburgo, onde são 15 por cento da população.
“[Os imigrantes] têm direito à sua existência e são pessoas como nós”. Afirmação de manifestantes no último fim-de-semana em Lisboa. Outra manifestação de um grupo anti-imigração sinalizava o presidente da câmara Carlos Moedas por “ser casado com uma marroquina”. Não se lembraram de incluir o nosso (ainda) primeiro-ministro António Costa que afirma orgulhar-se da sua origem indiana (seu pai). 
Os imigrantes representam já 7,5 por cento da população. E há em análise mais de cem mil pedidos. E prevê-se que o número continue a crescer. O resultado do relatório anual do Observatório das Migrações é revelador. Os imigrantes têm uma taxa de atividade mais alta do que os portugueses.
Por todas estas razões e outras, temos o dever de acolher (muito) bem os imigrantes!”
 

 * jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024