Humberto Santos *
Em Macieira de Sarnes, temos uma população de 1.925 habitantes, encontrando-se a maior parte numa idade avançada, com mais de 65 anos. Muitas destas pessoas vivem, a maior parte do seu tempo, numa sentida solidão, não tendo como nem onde ocupar esses tempos em que estão sozinhas em suas casas, nas quais frequentemente também falta a comida necessária.
Na nossa freguesia, existem edifícios públicos que estão fechados e que se poderiam utilizar, tornando-os espaços de lazer para a população idosa ocupar os seus tempos com atividades, que tanto contribuem para a socialização como permitem proximidade facilitadora da segurança e da solidariedade, por mais facilmente se compreenderem diferentes dificuldades que podem exigir intervenção cooperante. Aí, poderia, naturalmente, ainda propiciar-se o convívio com a merenda disponibilizada, contribuindo-se até para a dinamização e participação do pequeno comércio.
Claro que, para que tal aconteça, é necessário que se tenha vontade e que haja intervenção da Junta de Freguesia nesse sentido, a fim de não se esquecer a população mais idosa.
O PCP, integrando a CDU, manifestou esta preocupação no âmbito das últimas eleições autárquicas, apresentando propostas destinadas à resolução de necessidades da população mais idosa, através da criação de condições para a auxiliar nos diferentes aspetos da vida diária e promover a socialização.
A CDU não esgota a sua intervenção nas eleições, continuando, por isso, a lutar pelo bem-estar da população.
Humberto Santos (PCP).
* Membro CDU,
Oliveira de Azeméis