21 Oct 2024
Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal
Incêndios, Estalagem de S.Miguel, Fábrica do Futuro e Paços do Concelho foram alguns dos temas
As intervenções dos cidadãos e dos deputados municipais, produzidas na última Assembleia Municipal, que teve lugar em Nogueira do Cravo, no dia 23 de setembro, estão resumidas nesta edição.
O que disseram os cidadãos
“A Rua dos Combatentes, que são 350 metros de onde está a última conduta de gás, se vai levar gás ou não.”
José Almeida (Pindelo)
“Na minha terra não houve nenhum [incêndio]. Mas se houvesse, a tragédia era grande. (...) A câmara municipal tem que promover e executar o ordenamento do território, neste caso florestal e que eu saiba, não o fez. ”
António Rebelo (Nogueira do Cravo)
“O que é que nós temos feito enquanto Município, enquanto juntas de freguesias onde existe uma área florestal, onde é que estão as faixas de prevenção? Onde é que está a limpeza entre as casas e as zonas industriais?”
Constantino Tavares (CDS-PP/P. Bemposta)
“Estou ligado à minha terra há muitos anos e de facto, Pedra Má sempre foi de Carregosa e não de Pindelo. Eu gostava que delimitasse”
Alcides Queirós (Carregosa)
“Pindelo não tem um parque de lazer digno desse nome. Sabemos que há preocupação da junta de freguesia em trabalhar esta matéria. O que vinha aqui solicitar era para que de facto se inscrevesse quer verbas para a aquisição de terrenos, quer também para a execução do mesmo em 2025.”
Rui Monteiro (Nogueira do Cravo/Pindelo)
As respostas do Presidente
[A José Almeida] “Não está previsto levar gás. A Lusitânia Gás não tem no seu plano de investimentos a execução desta infraestrutura, por uma questão muito simples. A procura é cada vez menor.”
[A António Rebelo] “A câmara municipal não tem que promover e executar ordenamento florestal. Não tem sequer competência nessa matéria. Essa é uma competência do governo.”
[A Constantino Tavares] “Tive oportunidade de transmitir ao Ministro da Coesão e aos vários secretários de Estado qual era a opinião do Município de O.Azeméis em relação ao que devia ser feito. E tive oportunidade também de transmitir ao Secretário-Geral do PS [Pedro Nuno Santos] que visitou todos os territórios afetados.”
[A Alcides Queirós] “A questão dos limites de Carregosa é uma questão que está em cima da mesa há muitos anos. Estamos a trabalhar nela.”
[A Rui Monteiro] “A câmara municipal está constantemente num processo negocial com as juntas de freguesia afinando aquilo que é a nossa estratégia comum. Andamos com a JF a tratar de um parque de lazer em Pindelo”
O que disseram os deputados municipai
“[Incêndios] Apelamos à solidariedade do Município para estar do lado das populações e a trabalhar juntamente e em articulação com o Governo para encontrar as soluções”
Helga Correia, PSD
“[Incêndios] Devemos estar unidos no esforço de recuperação. Não tenho dúvidas que o estamos. Que o Município e o Governo procurarão responder rápida e energicamente. (…) No fim faremos o balanço do trabalho desenvolvido”
Bruno Aragão, PS
“Queria novamente trazer aqui a Assembleia a Estalagem de São Miguel.(…)Gostaria que comunicasse o resultado dessa reunião[com os restantes partidos]”
Pais Ferreira, PSD
“Temos insistido na necessidade de investimentos públicos como a requalificação do IC2”
José Lourenço, PS
“O Mercado Municipal não tem tido desenvolvimentos relevantes. Qual a razão?”
António João, PSD
“[30 anos de CPCJ] São três décadas marcadas por muitos desafios e crescimento, histórias e memórias, trabalho e dedicação às crianças e jovens oliveirenses. ”
Diana Semblano, PSD
“Qual é o balanço das atividades[culturais] que decorreram nos últimos meses de verão? Está prevista uma reformulação do evento Entr’Artes?"
Daniela Silva, PS
“[Centro Interpretativo Ferreira de Castro] esta é uma candidatura da JF de Ossela, com o apoio da ADRITEM e da câmara(...) já ouvi várias pessoas com responsabilidade política a falarem da obra e falam de tudo e de todos e esquecem-se de falar da JF de Ossela”.
José Santos, PSD
"Já em 2017 falei pela primeira vez na Rua da Vidigueira. Depois voltei a falar em 2018, em 2019. O que mais nos custa, é que a resposta que o Presidente deu hoje, foi mais ao menos a resposta que deu naquela altura.”
José Queirós, PSD
“Questiono o executivo sobre o ponto de situação das obras em execução (…) para que possamos iniciar o caminho de colocar a cidade de O.Azeméis também no ensino universitário e utilizar o conhecimento destes jovens para fazer crescer o concelho e o melhor exemplo disso é a Fábrica do Futuro.”
João Costa, PS
As respostas do presidente
[A Helga Correia e Bruno Aragão] “Eu nestes dias contatei com centenas de pessoas. Não tive um único proprietário que me dissesse que não limpava o seu terreno (...) tem de ser dada autoridade, quer às câmaras municipais, quer ao Governo, para pôr processos contraordenacionais muito mais céleres”
[A Pais Ferreira] “Nós estamos sempre disponíveis para ouvir contributos. Todos são bem-vindos, no sentido de se encontrar uma solução para aquele equipamento"
[A José Lourenço] “A requalificação do IC2 nós notificamos a IP para nos dizerem o que pretendem fazer em relação aquele espaço. (…) queremos que sejam tomadas todas as medidas que reduzam fortemente a sinistralidade”
[A António João] “Os problemas foram dois. Um teve a ver com a cobertura e o outro um pedido de reequilíbrio financeiro por parte da empresa que está alocada ao Mercado ”
[A Diana Semblano]“Tivemos um 1º Encontro da CPCJ que foi extremamente útil"
[A Daniela Silva]“Vamos continuar a fazer investimentos nestes eventos [de verão], vamos [reformular] o Entr’Artes para que ele adquira outra dimensão.”
[A José Santos]“Nós não devemos apropriarmo-nos da paternidade das coisas. Eu diria que esta paternidade é conjunta, da JF de Ossela, da câmara municipal, da ADRITEM, mas é sobretudo de Oliveira de Azeméis”
[A José Queirós]“A resposta não é sempre a mesma, é a resposta possível. (...) Há sim a vontade de resolver o problema”
[A João Costa]”O Ensino Superior é uma marca distintiva que nós temos no nosso concelho, que temos de potenciar sem sombra de dúvida. (...)Fortalecer o campus universitário é para nós uma grande prioridade.(...) A Fábrica do Futuro será efetivamente uma realidade”