P. José Manuel Lima: “As Festas de La Salette têm uma atitude de conversão”

Concelho

O P. José Manuel Lima partilhou com o Correio de Azeméis a programação das cerimónias religiosas das Festas de La Salette

Pároco reflete sobre a religiosidade das grandes festas do concelho

As Festas de La Salette decorrem entre os dias 3 e 11 de agosto e a dimensão religiosa do evento vai ser assinalada com múltiplas cerimónias, desde a procissão das velas à missa campal. Em entrevista ao Correio de Azeméis, o Padre da Paróquia de Oliveira de Azeméis falou sobre o simbolismo destas festividades.

No dia 3 de agosto, com o objetivo de assinalar a inauguração das festas, vai realizar-se uma missa no Santuário de Nossa Senhora de La Salette. No mesmo dia, pelas 21 horas, vai decorrer a Procissão das Velas: “A Nossa Senhora vai fazer o percurso desde o santuário até à Igreja Matriz”, explica o Padre José Manuel Lima.

“Ao longo da semana vamos também ter uma celebração, sempre às 21h, que não é meramente uma missa. Para este ano, convidei um colega diferente para cada dia, desde o P. Amaro ao P. Artur, que vão ser os meus colegas da Sociedade Missionária e que vêm dar o seu cunho pessoal [às cerimónias]”, revela ainda o pároco.

Para a missa de domingo, na Igreja Matriz, no dia 10 de agosto, o pároco oliveirense convidou o Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, o Padre Adelino Ascenso, que virá de Lisboa para presidir à missa da festa.

 

NOSSA SENHORA DE LA SALETTE E A ATITUDE DE CONVERSÃO. “As Festas de La Salette são as grandiosas festas da nossa cidade e concelho. Nesse sentido, a dimensão religiosa é, com certeza, importante. Acredito sempre que a festa tem uma unidade e não podemos separá-la: para além da parte exterior, cultural, não deixa também de ter, no seu interior, uma dimensão religiosa. A Nossa Senhora de La Salette traz uma dimensão de conversão às festas. Ela ‘chorava’ pela maldade do mundo e pelo pecado dos homens e pedia exatamente a conversão do coração. Portanto, a festa tem também, antes de mais, essa atitude de conversão.”

 

AS DUAS LINHAS FUNDAMENTAIS DAS FESTAS. “Queremos dar sempre uma unidade temática às festas. Este ano estamos marcados por duas linhas essenciais na dimensão da religiosidade: a primeira é o Jubileu, tanto que o nosso santuário foi escolhido pelo bispo diocesano para ser a igreja jubilar da nossa vigararia. Mas não deixamos de olhar para uma realidade da nossa cidade, do nosso país e do mundo, hoje: os refugiados, migrantes e todos aqueles que vivem connosco e que vieram de fora. Ao longo da novena vamos rezar e refletir sobre esta convivência comum para que as sociedades não sofram a tentação do confronto e, ao mesmo tempo, vivam em comunhão.”

 

A RELAÇÃO HUMANA COM OS SANTOS. “A nossa relação com os santos, sendo uma relação religiosa, é sempre uma relação de modelo. Na categoria dos santos, Nossa Senhora é das primeiras: é a santa das santas. Quando as pessoas dizem ‘santa’, quero antes que digam ‘Nossa Senhora’, porque Ela está acima de todos os santos. Aliás, na tabela litúrgica, se formos ver um missal, Nossa Senhora aparece sempre primeiro: aparecem as festas do seu filho Jesus e depois aparecem as festas marianas.”

 

Programação das cerimónias religiosas:

Dia 3 de agosto: Missa no Santuário (11h30); Procissão das Velas (21h00)

Dias 4, 5, 6 e 7 de agosto: Missa (21h)

Dia 8 de agosto: Missa com Jovem Brasileira que vai fazer a sua Primeira Comunhão

Dia 10 de agosto: Missa Solene (11h00)

Dia 11 de agosto: Missa Campal (11h30, no Coreto)

 

 

Por Débora Cruz

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
O Restaurante Novo Milénio está no mercado há 25 anos
27/07/2025
Azeméis Open está de regresso para 2.ª edição
27/07/2025
Jovem Marc Rouzé é aposta da Oliveirense
27/07/2025
Dia Mundial dos Avós nos Estúdios da Azeméis TV
26/07/2025
Amaro Simões: “Pôr todas as pessoas e partidos a interagir é o meu desígnio”
26/07/2025
Desafio D’Arte celebra 17.º aniversário a olhar para o futuro
26/07/2025
Constança Melo apresenta-se oficialmente como candidata à Junta de Freguesia de Carregosa
26/07/2025
P. José Manuel Lima: “As Festas de La Salette têm uma atitude de conversão”
26/07/2025