Faleceu há 4 anos
Dando ênfase ao lema “Não chorem a minha morte, celebrem a minha vida”, o Centro de Estudos Padre Bastos promove a 8 de Novembro, 4º aniversário do falecimento do sacerdote, uma jornada evocativa do Padre Manuel Pires Bastos, desta vez em Oliveira de Azeméis, sede do concelho que o viu nascer e onde deixou marcas na sua multifacetada ação.
Do programa elaborado para esta data consta o descerramento de uma placa toponímica que consagra o seu nome numa rua da cidade, 16h, uma missa na Igreja Paroquial de Loureiro, 19h, e uma cerimónia evocativa na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, 21h.
Nascido em Loureiro em 1935 e falecido em Ovar em 2020, o padre Manuel Pires Bastos foi muito do mais que um dedicado sacerdote. Ao longo da sua vida evidenciou uma grande propensão para a cultura que abraçou como outro sacerdócio, desdobrando-se entre a história, as letras e as artes, nomeadamente a música e o teatro.
Foi ainda um apaixonado pelos valores do património local e regional que estudou e registou. Além das inúmeras colaborações nos jornais, deixou publicadas diversas obras, mas outras ficaram nos seus apontamentos porque a morte o surpreendeu em plena pandemia (Covid 19) e impediu que as concluísse.
Depois de uma primeira fase de atos evocativos e de homenagem póstuma ao ilustre loureirense, é intenção do Centro de Estudos Padre Bastos passar à investigação da sua obra e à publicação dos trabalhos mais relevantes que merecem ficar para a posteridade.