14 Nov 2023
Pais sem resposta por parte da câmara “há meses”
Obras de requalificação da escola decorrem desde o ano letivo anterior
A EB1 de Oliveira de Azeméis, nº2 (Lações), que pertence ao Agrupamento de Escolas da Ferreira de Castro está, desde do ano letivo anterior, em obras de requalificação. Enquanto decorrem essas obras no edifício principal, foram colocados contentores para substituição temporária da cantina e das casas de banho.
Segundo informações fornecidas ao Correio de Azeméis por Diana Pereira, encarregada de educação da referida escola, em dezembro do ano passado, após uma reunião da Associação de Pais, foi enviado um e-mail para o vereador Rui Luzes Cabral a solicitar a colocação de uma cobertura entre a escola e os contentores e com a apresentação de três orçamentos. O vereador, a 22 de dezembro de 2022, respondeu ao referido email, afirmando que “está neste momento a ser executada uma cobertura para ser colocada entre a escola e os contentores. Com esta estrutura prevemos melhorar as condições.” Essa mesma cobertura nunca chegou a ser foi feita, mesmo tendo sido tiradas medições, de acordo com a encarregada de educação.
Esta situação faz com que os alunos se recusem a ir à casa de banho em alturas que as condições climatéricas são piores, nomeadamente nos meses de inverno, chegando mesmo “a fazer xixi nas cuecas”, referiu Diana Pereira.
De forma a minimizar a situação, os professores têm pedido aos pais que as crianças levem galochas e impermeáveis. Diana Pereira afirmou que “estas condições não permitem ter uma atividade normal na escola, não são dignas nem para os alunos, nem para os professores.”
Ao Correio de Azeméis, o vice-presidente Rui Luzes Cabral afirmou que “confirmamos que pais e professores solicitaram uma cobertura provisória para minimizar o impacto das mesmas, pedido que não afastamos liminarmente, mas até ao momento não foi possível assegurar”, acrescentando que “cabe à câmara municipal avaliar o impacto dos pedidos e saber da sua necessidade e possibilidade.”
As obras de requalificação da escola estavam previstas terminar no final de 2023, no entanto, foram adiadas para o final do ano letivo em 2024.
Em missiva tornada pública a encarregada de educação Diana Pereira escreveu:
As “decisões editoriais” do jornal espelham mesmo o estado do nosso município: uma fachada. Achei que o tempo da censura já tinha passado mas afinal não, continua disfarçado dr uma falsa preocupação com a comunidade. Pena que o artigo sobre as condições miseráveis que a escola de Lações apresenta e a promessa do Sr vereador Rui Cabral de 22 de Dezembro de 2022 de colocar uma cobertura nesta escola não passem dos e-mails para a prática. Muito triste. Tiro o chapéu à excelente coordenação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e do Correio de Azeméis + Azeméis FM / TV.
Correio de Azeméis esclarece
Estimada leitora Diana Pereira, agradecemos esta sua comunicação, pois permite-nos esclarecer que a reportagem sobre esse assunto ficou concluída pelo jornalista e está nesta edição com o destaque que o assunto merece.
Renovamos que o centenário Correio de Azeméis orgulha-se de ser um jornal totalmente independente e muito pontual, que vive exclusivamente dos seus leitores. Fazemos questão de ser a voz dos que não têm voz.
Eduardo Costa, diretor