13 Mar 2025
Processo para a obtenção de certificação decorre desde 2009
Na reunião de Câmara desta manhã, dia 13 de março, o presidente, Joaquim Jorge, anunciou que o pão de Ul passou a ser um produto com Indicação Geográfica. A iguaria gastronómica aguarda agora que a Comissão Europeia conclua o respetivo processo de proteção.
“Finalmente vemos reconhecida e protegida uma iguaria gastronómica identitária de excelência que, através desta designação, fica com todas as condições para a protegermos e preservarmos, [bem como] a prática ancestral [da sua produção]”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, na reunião de hoje. O autarca socialista sustentou ainda que esta obtenção vai permitir que o pão de Ul seja promovido de forma mais “ambiciosa”.
Este processo foi conduzido pela APPUL – Associação de Produtores de Pão de Ul, em estreita colaboração com o Município de Oliveira de Azeméis e a associação Qualifica. O pedido foi submetido à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em 2019, e o procedimento de oposição nacional, que terminou a 25 de maio de 2024, não registou contestações que impedissem o avanço do processo.
O pão de Ul aguarda agora a validação europeia para obter o estatuto final de bem alimentar com Indicação Geográfica Protegida. “Esta conquista ainda tem algum caminho a percorrer, mas este passo é absolutamente determinante para que o pão de Ul passe a ser um produto certificado”, explicou Joaquim Jorge.
A área geográfica de produção dos pães e padas de Ul está agora circunscrita à freguesia de Ul e a uma faixa de 500 metros de largura ao longo das margens do rio Antuã, que também abrange as freguesias de Macinhata da Seixa e Travanca.
“Esta é uma conquista da população de Ul e, particularmente, das padeiras de Ul. É uma conquista que resulta do trabalho da APPUL, da Câmara Municipal, do Qualifica e de muitas pessoas”, enfatizou o presidente.
A qualificação do pão de Ul visa preservar a originalidade da receita, a sua metodologia de fabrico e a identidade própria do pão.