Passado e futuro do Vouguinha

Destaques Concelho

A iniciativa foi promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Oliveira de Azeméis.

FOI DEBATIDA A REQUALIFICAÇÃO DA LINHA DO VALE DO VOUGA

O “Encontros de Imagem-Locomotiva”, que se realizou nos dias 23 e 24 de setembro, contou com a participação de artistas multidisciplinares que tiveram como plano de inspiração a Linha do Vale do Vouga.

Esta iniciativa promovida pela Associação de Municípios de Santa Maria’ com a colaboração da câmara municipal integra o projeto ‘À Volta dos Vale das Voltas’. Pretende criar atividades culturais que alertem para a necessidade da preservação da Linha do Vouga.  O primeiro dia ficou marcado pelo trabalho junto da comunidade escolar na Escola Soares Bastos.  No sábado, os artistas foram convidados a participar num ‘raid turístico’. O final do dia ficou marcado pela inauguração da exposição ‘O Vouguinha e a Icónica Linha do Vouga”, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

“Esta linha teve uma importância muito grande no passado. A realidade alterou-se, a distribuição das pessoas alterou-se e há necessidade de reposicionar os apeadeiros e estações e requalificar a linha e no material circulante, criando conforto, condições de segurança, condições que as pessoas utilizem como uma opção de mobilidade”. 
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

“Queremos alertar o poder político para a importância da reabilitação desta linha. É conhecido o estado desta linha, que carece de uma reabilitação profunda. Tem havido vários estudos e reuniões com a tutela de promoção e avaliação da modernização da linha do Vale do Vouga.”
Eng. Santos da Costa, secretário-geral da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria

 

À boleia do Vouguinha
O ‘raid artístico’ levou os artistas participantes até Cucujães, apanhando boleia do ‘Vouguinha’. Na viagem de ida e de regresso, os artistas foram convidados a inspirar-se no comboio e na paisagem parte realizar a sua arte. Fotografia, desenho e escrita acompanharam os artistas nesta viagem. A organização foi da responsabilidade da associação ‘rota dos Livros’ que aceitaram mo convite da câmara municipal.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Azemad vai instalar o piso para a Final Four da Liga dos Campeões
16/04/2024
Direção da Banda de Loureiro demitiu-se
15/04/2024
Vitória esclarecedora em Valongo
14/04/2024
RC Nogueirense muito perto da subida e GD Fajões vence em Santiais
14/04/2024
PJ investiga desaparecimento de dirigente da PARC
14/04/2024
160 pessoas percorreram os trilhos do Parque Molinológico
14/04/2024
FC Pinheirense volta a vencer e já é 4º
14/04/2024
FC Macieirense venceu e AC Cucujães perdeu
14/04/2024