Em
Correio de Azeméis

15 Jul 2024

Horácio Bastos e Carlos Teixeira esclarecem ruídos

Destaques Concelho União Desportiva Oliveirense

Horácio Bastos diz-se “magoado” com o clima de suspeição criado 

Após a tomada de posse do novo presidente da UD Oliveirense, Carlos Teixeira, veio a público que o empresário iria realizar uma auditoria ao clube, que nos últimos anos foi liderado por Horácio Bastos, bem como 61 perguntas dirigidas ao mesmo. Nesse sentido, o agora anterior presidente da UD Oliveirense, Horácio Bastos, em comunicado enviado ao nosso jornal, mostrou-se magoado com a situação. Leia o comunicado na íntegra:

"Compete-me, em abono da verdade, ao abrigo do compromisso por mim assumido quer perante os sócios da U. D. O., quer perante todos quantos me acompanharam como membros dos órgãos sociais durante o período em que tive a honra de ser o Presidente da Direção da União Desportiva Oliveirense, quer perante patrocinadores, colaboradores e todos os Oliveirense, esclarecer o seguinte:
    - Vêm sendo publicadas notícias nas redes sociais e comunicação social, que parecem pretender pôr em causa a gestão do clube e os atos praticadas pela direção cessante a que tive a honra de presidir.
    - Sendo adepto do consenso e de que o clube precisa de facto de se unir, tenho dificuldade em compreender a que titulo sou e somos, todos nós confrontados com as seguintes publicações:
    

1 ª. - Oliveirando … em Azeméis
    (Fernando Pegas) 
    “Carlos Teixeira adianta ao nosso Jornal que pondera avançar nos próximos meses com uma auditoria às contas do clube para que possa iniciar o seu trabalho com a maior transparência.
    (Azeméis-Net/11-07-2024 16.04)
    É INEVITÁVEL, QUE ASSIM SEJA
    
    2ª. Nova direção da UD Oliveirense irá entregar documento com 61 questões a Horácio Bastos 
    Azeméis.net.

    É evidente que estamos tranquilos quanto a tudo que possa vir a ser demonstrado em resultado da auditoria proposta pelo atual Senhor Presidente da Direção da U. D. O., embora convenhamos, tenhamos dificuldade em perceber da sua necessidade. Porém, como esse não é o entendimento de quem dirige os desígnios da U. D. O., impõe-se celeridade na realização da auditoria, até porque a sua tomada de posição quanto a este tema (auditoria às contas) terá a virtualidade de demonstrar a seriedade do trabalho por nós desenvolvido e acima de tudo terminará com o clima de suspeição que terá sido tomado com a iniciativa preconizada pelo atual Presidente da Direção da U. D. O..
    E não é a sua legitimidade para o fazer, que está em causa, é a forma como se reporta a um eventual facto que poderá vir ou não a verificar-se, em função daquela que venha a ser a sua decisão.

    As consultas de todos os elementos da escrituração contabilística do clube são públicas, podem ser solicitadas pelos sócios, pelos candidatos aos órgãos sociais do clube, ainda que existam situações de cuja perceção exata só se possa ter depois de ter contacto direito com as mesmas.
    Adepto confesso da U. D. O., da verdade dos factos e da total transparência, impõe-se que a medida preconizada pelo atual Senhor Presidente da Direção da U. D. O., seja adotada, posta em prática, tão breve quanto possível e que os resultados da auditoria sejam objeto de publicação e até mesmo, dados a conhecer aos Oliveirenses em Assembleia Geral do Clube.
    Parecendo-me mais do que legitimo, face a estas imputações, sejam os próprios sócios em numero suficiente a Requerer a marcação de uma Assembleia Geral onde seja discutida a necessidade de realização da auditoria nos termos que se vierem a afigurar necessários para o esclarecimento capaz e cabal de todas as dúvidas que possam pairar, não porque objetivamente existam factos que o indiciem ou permitam, mas porque o pó que nos turve a visibilidade seja resultado de uma poeira que foi levantada apenas e tão só com o propósito de denegrir a imagem, a honra e a dignidade de quem da forma que soube e pôde, de forma intransigente, defendeu e defende a União Desportiva Oliveirense.           

    Já quanto às aclamadas 61 (sessenta e uma) questões que o atual Presidente da Direção da U. D. O., Carlos Teixeira, me pretende colocar, cujo elenco me permito juntar, não podendo deixar de interpretar as mesmas como algo que exceda o meu dever de prestar informações, porquanto a mera consulta dos elementos constantes da contabilidade da União Desportiva Oliveirense, que para além de organizada, também é certificada, diria que o estudo prévio do clube antes da tomada de posse, ou, ainda agora, o estudo de cada um dos dossiers, em sede própria, dará ao Senhor Presidente da U.D. O., legitimamente eleito no sufrágio de 10 de Julho de 2024, as respostas de que o mesmo carece.
    No mais, tudo o que possa vir a ser apurado e objeto de divulgação em sede própria, será por mim e por nós acolhido, sem reservas e com total aceitação, certo de que, saberemos responder pelo conjunto de obrigações que nos possam vir a ser imputadas, a consentir da sua existência, o que não é o caso.
    Não podemos deixar de lamentar de fazer o presente comunicado, mas, outra alternativa não nos resta, em face da persistência das insinuações que nos são sub-repticiamente dirigidas e a que urge por cobro, com a maior brevidade possível, acabando com elas, não escamoteando ou escondendo a verdade dos factos, temos a necessidade de, com mágoa, subscrever o presente, fazendo um apelo a todos os Oliveirenses que se traduz na necessidade de consensos, de pessoas de bem e da vontade de servir para que a União Desportiva Oliveirense, possa continuar a ser um motivo de orgulho para todos os Oliveirenses. 

Horácio Manuel Pinheiro de Bastos"

 

Carlos Teixeira salienta ao Correio de Azeméis o bom desempenho realizado pela direção anterior

O Correio de Azeméis, no dever deontológico do contraditório, colocou algumas questões ao atual presidente Carlos Teixeira, na sequência do comunicado enviado pelo antigo presidente, Horácio Bastos. Leia na íntegra a resposta.

"Prezados Sócios, Colaboradores, Patrocinadores, Adeptos e Simpatizantes da União Desportiva Oliveirense,

 

A nova Direção da União Desportiva Oliveirense que está agora a assumir funções agradece a oportunidade de esclarecer e tranquilizar a nossa comunidade sobre este recente comunicado da Direção cessante. 
Em primeiro lugar, queremos reiterar o nosso compromisso com a transparência, integridade e continuidade do bom trabalho realizado pelos Órgãos Sociais cessantes pois é a nossa postura desde o início e tem sido claramente expressa em todas as declarações realizadas até ao momento.
O objetivo da auditoria proposta não é de forma alguma questionar ou desmerecer os esforços e a dedicação da Direção cessante. Pelo contrário, visa garantir que todos os processos e procedimentos sejam claros e bem documentados, fortalecendo assim a confiança de todos os sócios e stakeholders do clube.
Reconhecemos e respeitamos a contribuição de todos que serviram a União Desportiva Oliveirense, e é com base nesse respeito que acreditamos na importância de continuar a promover a transparência e a boa gestão. A auditoria será uma ferramenta valiosa para assegurar que seguimos os melhores padrões de gestão e para identificar oportunidades de melhoria.
Quanto ao documento com os pedidos de informação (61 questões), enquadra-se apenas no processo normal de transmissão de informação sobre os assuntos do Clube para permitir garantir uma transição suave e bem-informada. Agradecemos a disponibilidade da anterior Direção em colaborar e fornecer todas as informações necessárias.
Lamentamos qualquer mal-entendido que possa ter surgido e reforçamos que é nosso único objetivo trabalhar em prol do desenvolvimento e sucesso contínuo da nossa União Desportiva Oliveirense. 
Reiteramos que os pedidos de informação visam única e exclusivamente procurar conhecer, analisar dados concretos e sistematizar a informação disponível, de modo a ser possível realizar uma avaliação das condições atuais do clube e projetar uma planificação conforme, objetiva e realista.
Jamais é nossa intenção colocar em causa, pessoas, projetos ou o bom serviço prestado ao clube e à comunidade por parte dos Órgãos Sociais que agora cessam funções.
Estamos certos de que, a UNIÃO FAZ A FORÇA e, conseguiremos responder a todas as dúvidas e continuar a fortalecer o nosso clube.
Pedimos a todos os sócios, colaboradores, patrocinadores e adeptos que continuem a apoiar o clube com o mesmo entusiasmo e espírito de UNIÃO AUTÊNTICA que sempre demonstraram.
Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Manuel Casimiro Teixeira

Presidente da Direção

União Desportiva Oliveirense"

 

As 61 questões que serão colocadas pela direção de Carlos Teixeira a Horácio Bastos

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Empate a fechar o mês
30/03/2025
Resultados desportivos de domingo, 30 de março
30/03/2025
Schmidt Light Metal foi declarada insolvente
30/03/2025
XXV Prova de Atletismo de Cesar com mais de 500 participantes
30/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 29 de março
30/03/2025
Concerto de Apresentação de Nova Época da Banda de Música de Loureiro
29/03/2025
Oliveirense, Tondela e Sub-19 homenagearam Yvann Martins
29/03/2025
Ana de Jesus está a considerar candidatura à Junta de Freguesia de Cucujães
29/03/2025