20 Jun 2023
ESPAÇO QUER RECEBER ARTISTAS E PROMOVER EVENTOS
O escultor cucujanense Paulo Neves construiu um centro cultural em Cidacos, Oliveira de Azeméis. Num terreno que era do avô, desenhou um espaço a pensar em artistas e difusão da arte. ‘Residências Artísticas’ será um lugar vocacionado para receber artistas e as mais variadas manifestações de arte.
Paulo Neves é uma pessoa artisticamente inquieta. Tinha já dois ateliês no concelho, o ‘Ateliê da Pedra’ em Santiago de Riba Ul e o seu ateliê pessoal em Cucujães. Este novo projeto promete dinamizar uma área de beleza ímpar, onde as ruínas dos moinhos adornam o leito do rio. O espaço está preparado para receber e hospedar até oito artistas. Rodeados pela natureza, poderão executar o seu trabalho num espaço que o seu mentor pretende que seja “um ponto de encontro artístico”.
“Estamos num espaço que era do meu avô. Há artistas que trabalham na cidade e que não têm espaço para trabalhar. Este é um espaço bom. Isto era um monte de silvas e aos poucos comecei a tratar disso. Serão residências para artistas, um ponto de encontro para pintores e escultores. Porque não um ponto de encontro de poetas? Da parte de cima são as residências, com quartos e uma cozinha comum. Junto ao rio são os ateliês. Eu como vou a todo o mundo, quero que todo o mundo venha ao centro do meu mundo. Eu gostaria de tornar este espaço um grande espaço, onde as pessoas se sintam bem, de experiências, convívio e trabalho. Fazer simpósios, uma galeria ao ar livre. Devem haver muitos oliveirenses que querem ter uma experiência a este nível e essas pessoas serão bem-vindas”.
Paulo Neves, escultor cucujanense, em declarações à Azeméis TV/FM