22 Nov 2023
S. Roque Destaques Oliveira de Azeméis
Escultor cucujanense com duas novas obras no concelho
O escultor Paulo Neves, natural de Cucujães, viu o seu trabalho ser mais uma vez perpetuado na história oliveirense, com a exposição de uma peça da sua autoria no novo Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, tendo uma nova, em homenagem à história do calçado, em fase de preparação.
A peça exposta no teatro tem o formato de dois troncos e “não foi feita em específico para aquele espaço, mas acho que se enquadra muito bem, a nível de escala”, referiu Paulo Neves. O escultor explicou ao Correio de Azeméis que a ideia para esta peça surgiu quando, na altura de um vendaval muito grande na La Salette, alguns cedros caíram no chão e o cucujanense resolveu fazer uma peça, tendo na altura decidido oferecer à câmara. Um dia, ao passar pelo parque, Paulo Neves encontrou a “peça no chão abandonada, cheia de lama”, tendo-a trazido para casa e restaurado passado uns meses. Recentemente, em conversa com o atual presidente da câmara, o escultor comentou a história, tendo Joaquim Jorge pedido para “expor a peça no novo cineteatro”.
Para o futuro, Paulo Neves está a preparar uma peça em homenagem à história do calçado, ao homem do calçado, encomendado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Ao Correio de Azeméis, o escultor referiu que a peça irá ter o formato de um par de chancas, “porque São João da Madeira e Oliveira de Azeméis começaram por fazer chancas, não eram sapatos”, acrescentando que “no meu tempo eu lembro-me de ir para a escola de chancas no inverno. No fundo o objetivo é criar a memória com esse par de chancas”.
Esta nova peça do escultor não tem ainda previsão para ficar finalizada, mas irá ficar localizada na rotunda à entrada de São Roque, vindo de São João da Madeira.
A câmara municipal afirmou, em declarações ao Correio de Azeméis que “este monumento pretende prestar uma homenagem à indústria do calçado, uma área de atividade muito importante no concelho”.