Pedro Nuno Santos quer revolucionar Vouguinha

Legislativas 2025

"Foi o último governo do Partido Socialista que voltou a olhar para a ferrovia como senfo estratégica para o desenvolvimento do nosso país", frisou Pedro Nuno Santos, em resposta ao Correio de Azeméis

> Desafiámos o cabeça de lista do ps pelo distrito com duas perguntas

A convite da Distrital do Partido Socialista, o Correio de Azeméis teve a oportunidade de lançar algumas questões ao cabeça de lista pelo distrito de Aveiro às legislatiavas, Pedro Nuno Santos. Decidimos focar-nos na mobilidade, uma preocupação presente nos oliveirenses que todos os dias têm que fazer comutas extensas.

Perguntámos a Pedro Nuno Santos qual a sua posição relativamente à ligação ferroviária de OAZ ao Metro do Porto e sobre a requalificação do Vouguinha, mas o candidato de São João da Madeira destacou os trabalhos feitos pelos últimos governos e mostrou planos de mudar locais de paragens na Linha do Vouga, bem como a criação de uma interface intermodal, em Espinho, para a Linha do Norte:
 “Foi o último governo do Partido Socialista que voltou a olhar para a ferrovia como sendo estratégica para o desenvolvimento do nosso país e, particularmente, para a Linha do Vouga, que estava em estado de abandono.
Até ao momento, decorreram na Linha do Vouga importantes intervenções de manutenção e de reposição das condições de segurança. A Linha do Vouga está hoje melhor do que estava há 5 anos. Mas somos ambiciosos e queremos requalificar integralmente a Linha, com alteração do local de algumas paragens, a criação de uma interface com a Linha do Norte, em Espinho, e considerar, em conjunto com as autarquias, o seu prolongamento, introduzindo um novo modelo de serviço e material circulante em melhores condições. 
O nosso compromisso é avançar com este projeto estratégico, essencial para ligar populações, dinamizar a economia da região e garantir uma mobilidade mais sustentável."
Aproveitámos também a oportunidade para questionar o secretário-geral do PS sobre uma eventual ligação da Linha Amarela do Metro do Porto desde Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, até OAZ, tendo como paralelo a mesma extensão de quilómetros da Linha Vermelha, que liga o Porto à Póvoa de Varzim. O antigo ministro das infra-estruturas descartou a possibilidade de extensões a sul do Douro e focou atenções nas requalificações das linhas ferroviárias já existentes.
“No caso do Metro do Porto, estão em construção novas linhas na Baixa do Porto e entre o Porto e Gaia. Linhas que estavam planeadas desde o início do sistema, que incluía também os outros prolongamentos que já estão em estudo. A terceira fase do Metro do Porto prevê novas linhas para Gondomar, Maia, Trofa e Matosinhos, em modo ferroviário ligeiro.
Para a zona sul da área metropolitana, a estratégia passa por requalificar e modernizar a Linha do Vouga, para que esta funcione precisamente em modo ferroviário ligeiro e criar a articulação com os restantes serviços ferroviários com ligação ao Porto. Mas também, na região de Aveiro, equacionar o prolongamento da Linha do Vouga, como base de um futuro metro de superfície.”
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Da medicina dentária ao espaço de eleição de atletas
3/07/2025
Dies Certus Mediação de Seguros procura sempre oferecer as melhores soluções
3/07/2025
Vitor Andrade avança para a segunda candidatura: "Acho que numa freguesia o melhoramento é um ato contínuo"
3/07/2025
Festas de Cesar com cartaz recheado
3/07/2025
"As Marchas Descem à Cidade" regressam ao centro no sábado
3/07/2025
Samuel Bastos Oliveira lançou novo livro
3/07/2025
11º Convívio do Jokers Grupo Motard
3/07/2025
Jorge Pinto é o novo treinador da Oliveirense
3/07/2025