12 May 2025
"Foi o último governo do Partido Socialista que voltou a olhar para a ferrovia como senfo estratégica para o desenvolvimento do nosso país", frisou Pedro Nuno Santos, em resposta ao Correio de Azeméis
> Desafiámos o cabeça de lista do ps pelo distrito com duas perguntas
A convite da Distrital do Partido Socialista, o Correio de Azeméis teve a oportunidade de lançar algumas questões ao cabeça de lista pelo distrito de Aveiro às legislatiavas, Pedro Nuno Santos. Decidimos focar-nos na mobilidade, uma preocupação presente nos oliveirenses que todos os dias têm que fazer comutas extensas.
Perguntámos a Pedro Nuno Santos qual a sua posição relativamente à ligação ferroviária de OAZ ao Metro do Porto e sobre a requalificação do Vouguinha, mas o candidato de São João da Madeira destacou os trabalhos feitos pelos últimos governos e mostrou planos de mudar locais de paragens na Linha do Vouga, bem como a criação de uma interface intermodal, em Espinho, para a Linha do Norte:
“Foi o último governo do Partido Socialista que voltou a olhar para a ferrovia como sendo estratégica para o desenvolvimento do nosso país e, particularmente, para a Linha do Vouga, que estava em estado de abandono.
Até ao momento, decorreram na Linha do Vouga importantes intervenções de manutenção e de reposição das condições de segurança. A Linha do Vouga está hoje melhor do que estava há 5 anos. Mas somos ambiciosos e queremos requalificar integralmente a Linha, com alteração do local de algumas paragens, a criação de uma interface com a Linha do Norte, em Espinho, e considerar, em conjunto com as autarquias, o seu prolongamento, introduzindo um novo modelo de serviço e material circulante em melhores condições.
O nosso compromisso é avançar com este projeto estratégico, essencial para ligar populações, dinamizar a economia da região e garantir uma mobilidade mais sustentável."
Aproveitámos também a oportunidade para questionar o secretário-geral do PS sobre uma eventual ligação da Linha Amarela do Metro do Porto desde Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, até OAZ, tendo como paralelo a mesma extensão de quilómetros da Linha Vermelha, que liga o Porto à Póvoa de Varzim. O antigo ministro das infra-estruturas descartou a possibilidade de extensões a sul do Douro e focou atenções nas requalificações das linhas ferroviárias já existentes.
“No caso do Metro do Porto, estão em construção novas linhas na Baixa do Porto e entre o Porto e Gaia. Linhas que estavam planeadas desde o início do sistema, que incluía também os outros prolongamentos que já estão em estudo. A terceira fase do Metro do Porto prevê novas linhas para Gondomar, Maia, Trofa e Matosinhos, em modo ferroviário ligeiro.
Para a zona sul da área metropolitana, a estratégia passa por requalificar e modernizar a Linha do Vouga, para que esta funcione precisamente em modo ferroviário ligeiro e criar a articulação com os restantes serviços ferroviários com ligação ao Porto. Mas também, na região de Aveiro, equacionar o prolongamento da Linha do Vouga, como base de um futuro metro de superfície.”