25 Apr 2023
Horizonte 2030
Os últimos anos foram marcados por mudanças na forma de viver e trabalhar mais profundas do que os 10 anos anteriores.
Portugal encontra-se numa posição privilegiada para aproveitar estas tendências; para isso terá que se adaptar, comunicar e investir de forma proactiva.
Pelo facto do Covid 19 ter generalizado o recurso ao trabalho remoto, surgiram inúmeras oportunidades para captar profissionais de áreas de ponta, tanto temporários como permanentes, de forma a criar riqueza e trazer para o nosso País actividades e projectos de elevado valor acrescentado.
Para isso, torna-se necessário desenvolver estratégias para acolher essas pessoas e projectos em zonas fora das grandes cidades, onde a pressão habitacional já é muito elevada, com reflexo nos preços de todos os bens, com enormes encargos ambientais e que originam uma degradação da qualidade de vida em geral.
Oliveira de Azemeis está inserida na Área Metropolitana do Porto e possui vantagens comparativas para receber essas pessoas e projectos, pois oferece diversas proximidades, um tecido industrial e de serviços bastante rico e dinâmico, bem como ainda dispõe de amplas áreas onde criar zonas que correspondam aos novos paradigmas de trabalho e de vida em comunidade.
Para que estas pessoas e projectos se fixem são necessárias infra-estruturas de conectividade, de mobilidade, de arrendamentos de média duração ou time sharing, soluções que fomentem o convívio e a interacção com a população local - como o co-living, co-working, car-sharing.
Esta oportunidade está no nosso horizonte, assim saibamos aproveitá-la, no sentido de criar um ambiente cosmopolita e vibrante que seja motivador para os oliveirenses de todas as idades.
* Vice-Presidente do Plenário do cds-pp, de OAZ,colaboração de Gil Resende – Irlanda