Em
Correio de Azeméis

23 May 2023

Pensar o futuro

CDS

Constantino Tavares*

Os tempos conturbados que vivemos deve-nos fazer pensar o que esperamos da política e dos nossos políticos.
Primeiro acho que muitas vezes dizemos que os políticos são corruptos, mal formados e incompetentes. Existem, claro que sim.

Mas não devemos julgar a árvore pela floresta. Porque eu acredito que a política é a função mais nobre que existe.  O cidadão às vezes esquece-se que foi ele que fez  as suas próprias escolhas, uns em detrimento de outros, baseado muitas vezes em discursos, nada exequíveis. As escolhas são na maioria das vezes pelo lado mais fácil. O que queremos ouvir. E não os que apresentam soluções equilibradas e capazes de as realizarem.Também devemos pensar se esta sociedade em que vivemos forma mal ou bem os nossos políticos. Por estas razões não facilitem façam as opções, porque o nosso futuro depende disso. Na minha humilde opinião há outro fator que está interligado: a pouca envolvência de todos na vida política. Quando se procuram alternartivas, candidatura e candidatos aos órgãos políticos, por este ou aquela razão dizem que não aceitam. Isto diminui a capacidade de alternativas, mais capacitadas. Ajudem-nos e ajude-se. Depois, vemos ir para o centro da decisão política. Alguns que não sabemos de onde vieram, o que faziam antes, qual foi a sua capacitação para os cargos que exercem, a sua história de vida. A maioria deles não foi escrutinado por nós,  foram cargos entregues pelas lideranças. Mais tarde isto provoca um efeito, pouca capacidade para o contraditório, opiniões diversas e qualidade. Falta opinião independente, capaz de ajudar, corrigir, traçar rumos e trajetórias. Por último, fui educado a ter respeito absoluto pelo outro, pelo seu comportamento e opinião.
A minha liberdade começa e acaba onde acaba e começa a do outro. Sempre o cidadão como centro da decisão, não pensando no lucro e prejuízo das nossas opiniões. Vamos todos contribuir para ter melhores políticas e políticos.

* presidente da  comissão política Concelhia do CDS-PP

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense oficializa saída de Edo Bosch
25/06/2024
Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior
24/06/2024
NAC é vice-campeão absolutos por equipas
24/06/2024
NAC volta à final da 3ª Divisão Nacional
24/06/2024
Faleceu o 'nosso' André, uma glória da Oliveirense
24/06/2024
Macieirense venceu a fase de grupos
24/06/2024
Mundialito Cesaz “promete agitar” a região
24/06/2024
Carlos Teixeira confirma candidatura a presidente da Oliveirense
24/06/2024