9 Dec 2024
Constantino Tavares*
A democracia e a liberdade, conquistadas no dia 25 de abril 1974, consolidada no 25 de novembro evitando uma desvirtuação da liberdade conquistada. Sendo realista, prestar homenagem ao Dr. Mário Soares pelo seu papel de garante da liberdade, direitos e obrigações!! Nas últimas semanas vimos no parlamento um partido desrespeitar a instituição, e todos nós, liberdade traz exercício, responsabilidade e deveres, além do mau exemplo que dão à sociedade, se não são capazes de respeitar, além do triste exemplo de retirar as tarjas na cara dos bombeiros da paz.
Como podemos achar que quem se porta assim poderá resolver os problemas do nosso país. Aquela última ação, protesto dos soldados da paz, em primeiro lugar ilegal, acho que todos têm o direito de se manifestar, mas como disse atrás os direitos serão inalienáveis, mas os deveres de respeito, da autoridade de estado, forças de segurança, portando-se como estando acima da lei e da ordem estabelecida, ainda por cima decorriam negociações, entre o estado e os próprios.
Numa clara pressão inaceitável, todos nós lembramos dos acontecimentos nos bairros de Lisboa, ataques, incêndios e autocarros, possivelmente causadas pela morte de uma cidadão, sem que ninguém tivesse a certeza do que realmente aconteceu. Independente do que se apurará, um ato não pode justificar outros que ponham em causa a lei e a ordem pública. Por estas razões alguns políticos terão uma obrigação maior, procurar acalmar, investigar todos os factos, e não o contrário, incendiando ainda mais a população sem justificação para tal. Não podemos agitar que alguém nos resolva os problemas com palavras fáceis, na maioria das vezes mentindo-nos, induzindo a acreditar, agora sim temos a solução. Como um passe de magia. A nossa democracia está sempre em construção, obra inacabada, todos teremos obrigação de estar atentos, liberdade sempre, não deixarmos cair na tentação do fácil, direitos e garantias, sim. Mas nunca esquecendo que todos também temos deveres.
Se querem o respeito, temos que saber respeitar os outros...
* Presidente da concelhia do CDS-PP