Em
Correio de Azeméis

16 May 2023

Política cultural para Cucujães

PCP

João Gomes *

A fruição cultural e as práticas geradoras de hábitos recreativos na vila de Cucujães são escassas, o que leva as pessoas a deslocarem-se para os concelhos vizinhos a fim de poderem usufruir de atividades desses domínios.

Deveria ser feito algo para alterar esta situação de deixar a população  sem respostas.  Deste modo, importa criar alternativas que modifiquem a atitude recorrente de procurar fora da freguesia o que esta poderia oferecer. Com este objetivo,  é indispensável  apoiar e incentivar as iniciativas das associações   para que estas possam ter um trabalho mais regular e que também possam ter condições de atrair novos elementos para a sua formação. Se é verdade que estes apoios surgem nalguns casos até de orçamentos participativos, seria atitude política com mais garantia assumir uma verba a disponibilizar para efeitos culturais,  permitindo criar estímulos à dinamização feita pelas associações. 

A freguesia de Cucujães poderia tornar-se mesmo numa incubadora de inovação cultural aliada à expressão da tradição local. O tempo e a promoção ajudariam a tornar a nossa vila como referência de oferta criativa, bem como de respeito e preservação patrimonial. Os cucujanenses merecem outro empenho político com projeto. 
* Membro da Comissão 
Concelhia do PCP

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense surpreendida na Póvoa
13/04/2024
Nuno Pires deixa a liderança do PSD em O. Azeméis
12/04/2024
Agrupamento Soares Basto caminhou pela saúde
12/04/2024
Câmara e IP chegam a "acordo de princípio" para a construção da rotunda do Largo do Cavaco
11/04/2024
Oliveirenses entre os detidos por tráfico de droga
10/04/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
10/04/2024
Trânsito cortado entre o dia 22 e 24 de abril
10/04/2024
Emblemático & Original vai celebrar sete anos
10/04/2024