15 Feb 2022
Manuel Almeida *
Podia dedicar esta crónica aos consecutivos atrasos das obras da rua do Mosteiro, das obras nos acessos à zona industrial de Loureiro, das obras no Caracas ou podia falar também nos quase 5 milhões de euros que se prevê gastar no novo parque da cidade, mas não o vou fazer. Hoje, e a pedido de um grupo de jovens, vou dedicar este espaço aos jovens do nosso concelho.
Todos sabemos que ano após ano, perdemos jovens no nosso concelho e os que ficam, poucos motivos têm para ficar.
Temos falado nos incentivos à fixação de casais jovens no concelho, nos incentivos à natalidade e nos apoios ao empreendedorismo jovem, e até aqui, concordamos plenamente com todos estes incentivos.
Mas, e de acordo com os jovens com quem falei, estamos a esquecer-nos de alguns pontos essenciais: a diversão e o convívio!
Há uns anos atrás foi criada a hastag #azeméisvida, mas nos últimos 20 anos temos vindo a assistir à morte lenta do centro da cidade, que se está a transformar ano após ano numa cidade fantasma, principalmente aos fins-de-semana.
Os jovens precisam de se divertir e de conviver entre si, mas para isso, precisam de ter espaços para tal no centro da cidade, precisam que existam alguns eventos dedicados a eles, como concertos e espectáculos ao longo de todo o ano. Precisamos de diversificar!
Têm existido alguns eventos, sim, mas são direcionados a uma faixa etária especifica. E ainda bem que existem, mas não nos podemos esquecer dos jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.
Todos os fins-de-semana encontro alguns destes jovens do nosso concelho a conviverem noutros concelhos, a “investirem” noutros concelhos, enquanto Oliveira de Azeméis permanece deserta. Não podemos nem devemos continuar impávidos e serenos em relação a isto!
Compete à autarquia criar as condições necessárias à realização de espectáculos, compete à autarquia estimular os poucos bares existentes no centro da cidade, compete à autarquia devolver a vida à nossa cidade.
Os nossos jovens merecem, o comércio agradece e a cidade desenvolve..
* presidente da comissão política Concelhia do CHEGA