6 Jun 2022
Manuel Almeida *
Depois de o CHEGA ter questionado o Presidente da autarquia na sessão da Assembleia Municipal realizada no passado dia 25 de Fevereiro sobre as lixeiras existentes em diversos locais do concelho de Oliveira de Azeméis, com especial foco para o caso da Mina do Pintor, e que em resposta à nossa interpelação o autarca comprometeu-se a facultar à Assembleia os documentos existentes que autorizam os depósitos de entulhos e também os documentos que comprovam o encaminhamento de resíduos para os centros autorizados de reciclagem, ao dia de hoje e decorridos mais de três meses, o presidente da autarquia ainda não cumpriu com aquilo que se comprometeu na Assembleia Municipal e todas as respostas que tem dado sobre este assunto, não passam de respostas vazias.
É vergonhosa esta enorme falta de respeito pelos deputados municipais e pelos munícipes.
Mais recentemente, a vereadora do PSD levou este assunto às reuniões de Câmara, e muito bem, mas mais uma vez e como já vem sendo habitual neste nosso autarca, as respostas não são convincentes e não passam de malabarismos.
As respostas dadas pelo autarca até podiam ser bem aceites por quem não conhece o local e por quem não saiba quais os entulhos que lá são depositados e o que tem sido feito após os depósitos, porque para quem conhece o local, as respostas dadas são no mínimo hilariantes, não fosse este um assunto sério.
Posto isto, só posso tirar 4 conclusões:
1o O Sr. Presidente não sabe do que fala;
2o O Sr. Presidente ignora completamente as questões que lhe são colocadas nas Assembleias Municipais, faltando desta forma ao respeito aos deputados que compõem o órgão fiscalizador da autarquia;
3o O Sr. Presidente sofre de lapsos de memória e esquece-se com muita frequência dos compromissos que assume perante os deputados municipais e os Oliveirenses;
4o Provavelmente os documentos não existem e a autarquia está a infringir a lei.
Depois de tudo isto, e se dúvidas ainda existissem, ficamos com a certeza que o ambiente não é assunto para este executivo e que a transparência que tanto dizem defender não passa de uma miragem!
* Presidente da Comissão política Concelhia do CHEGA