Politicamente (In)correto

CHEGA

Manuel Almeida *

No passada sexta-feira, dia 5, Oliveira de Azeméis celebrou o 225º aniversário da sua elevação a concelho.
A autonomia e a independência dos Municípios, mais do que simples necessidades económicas ou administrativas, são condições basilares da democraticidade do regime e um imperativo que provém da própria comunidade. Esta é a nossa terra. Esta é a nossa gente. Esta é a nossa comunidade!
É altura de realizar um balanço do passado e honrar aqueles que nos antecederam, que tiveram a visão e o sentido de responsabilidade e de projeção do futuro, naquela altura para sermos o que somos hoje. É altura também, para avaliarmos onde estamos hoje, mas sobretudo, para deixar uma mensagem sobre aquilo que queremos projetar no futuro, procurando envolver todos os agentes da comunidade, para que possamos partilhar este objetivo comum.
Devemos trabalhar focados em criar uma agenda mobilizadora para o concelho, que tenha como prioridade a atração do investimento qualificado e melhores remunerações para os trabalhadores do concelho. Oliveira de Azeméis precisa de ter a ambição de um concelho centrado nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade. De um concelho que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusivo, competitivo, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital.
Devemos apelar a uma participação cívica de todos na vida da comunidade e “travar” o afastamento progressivo dos cidadãos, incentivando-os a agir e a intervir activamente na vida do nosso concelho.
Caros oliveirenses, não permitam que os outros tomem as decisões por vocês. A vossa participação activa é fundamental, e imprescindível!
Termino, desejando um excelente ano de 2024 a todos os oliveirenses!
 

* Presidente da Comissão Política Concelhia do CHEGA

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Futura edição do Festival de Filarmonia D’Ouro poderá ser em Oliveira de Azemei
1/05/2024
Prémio Cidadania de 2023 atribuído a Cesar Solidário e António Grifo
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos já tem nova sede provisória
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos realiza a sua última assembleia em Cidacos
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos cumpriu a tradição das Maias
30/04/2024
“As peças que eu faço conheço-as à distância”
30/04/2024
João Figueiredo eleito o melhor treinador da Liga
30/04/2024
Desde 2005 a dinamizar o 'Dia Aberto'
30/04/2024