29 Jan 2024
> Manuel Almeida
Pensava eu que iria terminar o mês de Janeiro sem falar em casos de corrupção, mas em Portugal isso torna-se cada vez mais difícil e quase impossível de o fazer.
Nos últimos dias fomos brindados novamente com notícias que davam conta de buscas nas mais altas instituições, desta vez na Região Autónoma da Madeira e algumas no continente, envolvendo Miguel Albuquerque, presidente da Região Autónoma eleito pelo PSD tendo o PAN como muleta para a governação, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, também eleito pelo PSD, e dois grandes empresários da região.
As buscas terminaram com a detenção do presidente da câmara e os dois empresários, e com a constituição de arguido de Miguel Albuquerque, que muito provavelmente só não foi detido porque beneficia de imunidade ao abrigo do cargo que desempenha e de ser conselheiro de Estado. Além das suspeitas de corrupção existem também suspeitas de atentado ao Estado de Direito por condicionar órgãos de comunicação social regionais. Uma autêntica vergonha!!
Com todas estas notícias e respeitando a presunção de inocência, percebemos bem o alerta que nos foi dado pela Comissão Europeia sobre o combate e a prevenção à corrupção, e também percebemos bem a teia de interesses que está instalada nos dois partidos que têm governado Portugal nos últimos 49 anos.
Mas, os portugueses dentro de quarenta dias têm o poder de escolherem e de decidirem que rumo devemos dar ao país. Vamos manter toda esta corja e continuar a ver caras de autarcas, secretários de estado, ministros e outras personagens nas capas de jornais e nas aberturas de espaços informativos a serem alvo de buscas e detidos, ou vamos escolher a mudança que o país tanto precisa? Se colocar esta questão a alguns comentadores da nossa praça, quase que adivinho a resposta, mas os portugueses têm a capacidade de pensarem e decidirem por si, e não irem atrás de opiniões dos mesmos do costume.
Este é o tempo de os portugueses dizerem chega! CHEGA de tanta corrupção! CHEGA de tanta impunidade! CHEGA de serem sempre os mesmos a pagar os desvios (leia-se roubos) perpetuados por figuras dos sucessivos governos e seus amigos! CHEGA de sermos o país com uma das mais altas cargas fiscais da Europa quando esbanjamos 20 mil milhões anualmente para tapar os buracos da corrupção! Já CHEGA de tantos casos, casinhos e negociatas!
Portugal precisa de uma limpeza!
* Presidente da Comissão Política Concelhia do chega