18 Mar 2024
Manuel Almeida *
Algumas situações ocorridas em Oliveira de Azeméis nos últimos tempos só vêm reforçar o que temos dito e escrito sobre a forma de trabalhar deste executivo socialista. Senão vejamos: só no início deste ano vimos o presidente da autarquia a exigir com mais afinco e determinação, a substituição dos semáforos por rotundas no IC2 na zona do Pinheiro da Bemposta, depois de os moradores elaborarem um abaixo-assinado para o efeito, e depois de nós, o CHEGA, termos tornado publico um email das Infraestruturas de Portugal em resposta à nossa questão sobre a data de quando seria intervencionado aquele troço, isto em Outubro de 2022. Vá lá, passado mais de um ano, parece que o presidente da autarquia acordou para a realidade…
Também não esquecemos as prometidas obras de requalificação do Tribunal de Trabalho dadas como garantidas no final de 2021 e hoje, meados de Março de 2024 ainda aguardamos as tão necessárias obras. Será que vão acontecer antes de Setembro de 2025?
E o novo posto da GNR de Cesar, vai ser uma realidade ainda este ano? Depois de mais de um ano com o projecto a saltar entre ministérios e gabinetes da autarquia, é o mínimo que se pode esperar!
E as estradas intervencionadas no âmbito do necessário alargamento da rede de água e saneamento, algumas delas praticamente há um ano a aguardar repavimentação, irão finalmente levar um bom tapete de alcatrão ou vão continuar completamente esburacadas e a causar prejuízos a quem nelas circula?
Quase quatro meses após o início da concessão nos transportes pela Rede Unir, a bandalheira nas rotas e nos horários ainda prevalece, e assistimos a um passa culpa entre o nosso autarca e a Área Metropolitana do Porto. Até quando vai isto continuar?
Não obstante todas estas trapalhadas e absoluta inércia, somos confrontados com relatos de pais de crianças da pré-escola de Lações a dizerem-nos que os filhos convivem diariamente com ratos no espaço escolar, sem que ninguém tome medidas para acabar com a “ratice”, e pelo segundo mês consecutivo olhamos para os contentores de lixo do nosso concelho e reparamos que não são limpos nem o lixo recolhido, por suposto atraso no pagamento do serviço à empresa responsável pela recolha…
Convém relembrar os nossos decisores autárquicos, que foram eleitos para servirem os oliveirenses e para o fazerem dia após dia, e não apenas em vésperas de eleições autárquicas!
* Presidente da Comissão Política Concelhia do chega