15 Jul 2024
Manuel Almeida *
Os oliveirenses têm vivido num verdadeiro corrupio cultural nas últimas semanas, alavancado pelas diversas colectividades existentes no nosso concelho, mas também com a programação cultural organizada pela autarquia, nomeadamente o 37.20 onde se inclui o festival de sabores da nossa terra, as marchas populares, o mercadinho de rua, festival confrádico, entre outros. Nesta altura os oliveirenses já pensam nos dois dias da noite branca e no fim de semana do “Há festa na aldeia” em Ul.
Todas estas iniciativas são de extrema importância para todos, mas não posso deixar de realçar o papel fundamental que as diversas colectividades desempenham na sociedade ao promoverem o convívio, a cultura, a tradição e o desporto entre as pessoas. Elas são espaços de inclusão social e de promoção do desenvolvimento pessoal e comunitário, promovendo a participação cívica e o envolvimento da comunidade nas atividades locais. Além disso, as colectividades desempenham muitas vezes um papel importante na preservação da cultura e das tradições locais, mantendo viva a identidade cultural das freguesias e do próprio concelho. Também são importantes na promoção do desporto e do lazer, na promoção do bem-estar social, na integração comunitária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus membros e para a coesão social, tornando-se essenciais para o fortalecimento da sociedade como um todo.
Por tudo isto, o CHEGA felicita todas as colectividades e todas as pessoas envolvidas nestas iniciativas, que tanto têm feito para dinamizarem as freguesias onde estão implantadas e todo o concelho de Oliveira de Azeméis!
Aproveito para deixar um pequeno alerta a algumas juntas de freguesia: não é agradável termos pessoas de outros concelhos que nos visitam nestes dias e ficam agradadas com todas as iniciativas que decorrem, mas que deixam como reparo negativo, a falta de limpeza das bermas e passeios, o deplorável estado de abandono de alguns tanques, lavadouros, cruzeiros e outros pontos “turísticos”.
Srs. Presidentes de junta, tenham um pouco mais de brio e zelo nas vossas freguesias!
* Presidente da Comissão Política Concelhia de OAZ