14 Oct 2024
Manuel Almeida *
Na passada quinta-feira, a câmara municipal de Oliveira de Azeméis divulgou o balanço dos danos e prejuízos causados pelo último incêndio ocorrido no nosso concelho e elencou uma serie de sugestões que fez ao governo no sentido de mitigar os riscos de futuros incêndios.
Esse mesmo documento vem confirmar que o incêndio consumiu 25% da nossa mancha florestal, uma morte a lamentar, bombeiros feridos e prejuízos financeiros muito superiores a um milhão de euros. Confirma também que existem lacunas na legislação que devem ser revistas o mais urgente possível, tais como a metodologia para a notificação dos proprietários dos terrenos para que procedam à limpeza dos mesmos e o ordenamento do território. Mas, após ler todo o documento, fico com a impressão que o mesmo não passa de um sacudir de culpas, de uma fuga às responsabilidades e até mesmo de atirar um punhado de areia para os olhos dos oliveirenses!
O documento refere, e bem, a prevenção e limpeza de terrenos, a criação de zonas de contenção, o reforço do patrulhamento e fiscalização, mas o que todos sabemos é que o executivo que elaborou todas estas sugestões é o mesmo que falha redondamente na limpeza de terrenos públicos, bermas e caminhos florestais. É o mesmo que ignora por completo a existência de grandes amontoados de sobrantes florestais junto a muitas estradas de algumas freguesias, que ignora a falta de bocas de incêndio em algumas zonas estratégicas para um combate mais rápido e eficaz, e que ignora muitas das reclamações e denuncias feitas por moradores que se queixam da existência de Árvores de grande porte e matas por limpar nas imediações das suas habitações.
As palavras bonitas e as boas intenções não previnem nada, não evitam nada e não acrescentam nada. Os oliveirenses precisam de ver atitudes proactivas e preventivas. A autarquia tem de assumir as suas responsabilidades, zelar pela segurança e conservação de todo o nosso território, valorizar os bombeiros cumprindo com os deveres municipais e não com palmadinhas nas costas.
Sr. Presidente da autarquia e senhores vereadores, parem de pensar que os oliveirenses são ignorantes e que se deixam enganar por meia dúzia de palavras bonitas!
* Elemento daComissão Política Concelhia do partido CHEGA