> Manuel Almeida
Almada, Barreiro, Seixal, Setúbal, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra. O que têm estes concelhos em comum?
Estes onze concelhos situados nos distritos de Setúbal e Lisboa foram palco de atos de vandalismo puro e duro, perpetuados por grupos de autênticos arruaceiros, vândalos e criminosos que durante a passada semana destruíram carros, contentores de lixo, paragens de autocarro, autocarros, esfaquearam pessoas, feriram gravemente um motorista da Carris, apedrejaram esquadras e agentes da PSP. Foi uma semana de sucessivos atentados ao nosso estado de direito!
Todos estes desacatos foram provocados por indivíduos de comportamentos delinquentes, mostrando um completo desrespeito pela ordem pública e pela propriedade alheia. Tais atitudes revelam uma falta de consideração por normas e valores fundamentais de convivência, colocando em risco a segurança de cidadãos comuns.
No seguimento de todos estes atos condenáveis, iam desfilando pelas televisões alguns comentadores a acarinharem estes vândalos e a tentarem branquear as suas acções, afirmando por vezes que a culpa é da sociedade que não os integra, da polícia que atira só porque é pessoa preta, da radicalização dos discursos políticos, do racismo e da xenofobia… Ou seja, sempre na defesa destas “coitadas vítimas da sociedade”.
Convém relembrar que entre os anos de 2013 e 2023, os Relatórios Anuais de Segurança Interna revelam um total de onze mortes de elementos das forças de segurança e milhares de feridos, dos quais muitos necessitaram de internamento hospitalar, e quando estes agentes foram mortos ou feridos à mão destas “vitimas da sociedade” poucos foram aqueles que se insurgiram contra estes crimes.
A semana terminou com uma marcha de apoio às forças de segurança e outra marcha de apoio aos coitadinhos do costume, com o mote ““Sem Justiça não há paz”. Não será este mote um incentivo ao odio, à violência e à destruição?
O CHEGA, estará sempre ao lado das forças de segurança porque são um dos pilares do nosso Estado de Direito Democrático!
Manuel Almeida, Presidente da Comissão Política Concelhia do partido CHEGA