Politicamente (in)correto

Opinião CHEGA

> Manuel Almeida

Na passada quinta-feira e inserido no encerramento das celebrações do centenário do jornal Correio de Azeméis, realizou-se um encontro para empresários e empreendedores com o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Este encontro, promovido pelo referido jornal, serviu para escutarmos algumas das ideias e propostas que o ministro tem para a nossa zona territorial e também para os empresários e representantes das Associações Empresariais colocarem as suas questões e preocupações que são maioritariamente transversais a todos os sectores de actividade do nosso concelho e concelhos vizinhos. De todas as questões colocadas pelos empresários, saliento a preocupação com a baixa oferta de áreas de acolhimento empresarial e também a quase inexistência de espaços para a criação de incubadoras de empresas. O CHEGA considera que as Áreas de Acolhimento Empresarial são iniciativas de grande importância no esforço de atração e fixação de empresas nos territórios, de forma enquadrada e ordenada, com acesso a serviços e acessibilidades e fomentando a sustentabilidade social, económica e ambiental das organizações nelas instaladas, e Oliveira de Azeméis deveria apostar com mais empenho na criação destas áreas, tirando proveito da sua excelente localização geográfica e da proximidade das vias de acesso que colocam os nossos produtos em qualquer ponto do país ou da europa, como é o caso da A1 e da A25.
Por sua vez, as incubadoras são tidas como espaços de extrema importância para o desenvolvimento de novos negócios, uma vez que reúnem no mesmo espaço várias Startups. Desta forma, é possível a partilha de recursos de forma que as despesas sejam mais baixas comparativamente com valores praticados no mercado. Estes podem incluir quer o espaço físico ou virtual, como os serviços de funcionamento corrente (por exemplo, telefone, internet) e o acesso a uma rede relevante de networking e de aconselhamento em várias áreas.
A finalidade é contribuir para a criação e crescimento de negócios emergentes fornecendo-lhes, numa fase inicial de atividade, o apoio necessário, tanto financeiro como técnico, e desta forma aproveitarmos o enorme potencial dos nossos jovens empreendedores. E temos muitos no nosso concelho!
Numa altura em que tanto se fala em fixar jovens e empresas no nosso território, talvez os nossos decisores autárquicos comecem a encarar estes dois temas, com uma visão diferente da que têm tido até agora!

Manuel Almeida, Presidente da Comissão Política Concelhia do partido CHEGA

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Da medicina dentária ao espaço de eleição de atletas
3/07/2025
Dies Certus Mediação de Seguros procura sempre oferecer as melhores soluções
3/07/2025
Vitor Andrade avança para a segunda candidatura: "Acho que numa freguesia o melhoramento é um ato contínuo"
3/07/2025
Festas de Cesar com cartaz recheado
3/07/2025
"As Marchas Descem à Cidade" regressam ao centro no sábado
3/07/2025
Samuel Bastos Oliveira lançou novo livro
3/07/2025
11º Convívio do Jokers Grupo Motard
3/07/2025
Jorge Pinto é o novo treinador da Oliveirense
3/07/2025