Manuel Almeida *
A contagem decrescente para a quadra festiva que se avizinha já começou e a cidade de Oliveira de Azeméis engalanou-se para receber o Natal e o Ano Novo.
É com um conjunto de iniciativas preparadas e pensadas para todas as faixas etárias que a Câmara Municipal pretende presentear todos os cidadãos e visitantes. O Parque de La Salette transformou-se novamente na centralidade das atividades e das atrações de Natal. Também o centro da cidade está mais atrativo que em anos anteriores, e como dizem os mais jovens: “está mais instagramavél”. Mas, na minha modesta opinião, a autarquia ainda aposta muito “poucochinho” no centro da nossa cidade, na divulgação das atividades realizadas e com isto, a vinda de forasteiros à nossa cidade é praticamente residual e pouco altera o impacto financeiro nos nossos comércios.
Mas, Oliveira de Azeméis não é só a cidade. É todo um concelho composto por dezanove freguesias que por falta de vontade ou de capacidade financeira, numa grande parte delas, as iluminações de Natal quase que passam despercebidas aos olhos dos mais distraídos. Não fossem algumas associações e instituições darem vida a algumas rotundas com decorações natalícias da sua autoria, algumas das nossas freguesias pouco ou nada teriam a lembrar a época.
O concelho precisa de mais dinamismo, precisa de despertar a curiosidade em munícipes de concelhos vizinhos para que sintam o interesse em nos visitar. Não só em alturas de festa, mas sim ao longo de todo o ano. A autarquia oliveirense precisa de implementar estratégias de forma integrada e continua que contribuam para um concelho mais dinâmico, vibrante e inclusivo, envolvendo os organismos públicos municipais, iniciativas privadas e toda sociedade civil, para alcançar resultados efectivos.
Temos muitos e bons exemplos ao nosso redor!
* Presidente da Comissão Política Concelhia do partido CHEGA