24 Jul 2023
UL RECEBEU ÚLTIMA SESSÃO DA PRESIDÊNCIA ABERTA
A União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail recebeu a última sessão da iniciativa ‘Presidência Aberta’, promovida pela autarquia oliveirense. A poluição do rio Ul foi tema em destaque.
Durante o dia, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge e a sua equipa de vereação visitaram a união de freguesias e ao final da tarde, o antigo edifício da Junta de Freguesia de Ul foi palco da sessão que juntou Joaquim Jorge com a população. A poluição do rio Ul foi o tema em destaque na sessão, com a população a lamentar o mau estado das águas que correm no leito do rio da freguesia o que condiciona, também, a exploração turística do património molinológico. Joaquim Resende, de Ul, alertou para “a poluição do rio Ul, que se agrava em dias em que o caudal é menor”. O ulense questionou o presidente da câmara municipal sobre “o que pode fazer a autarquia para diminuir o nível de poluição nos rios”.
Problema da poluição dependente da requalificação das Etar’s
“Ouvimos falar do problema da poluição do rio Ul e podemos extrapolar esse problema para os outros rios do concelho, concretamente o mais importante que é o rio Caima. Tive oportunidade de explicar que este problema se resolve em várias dimensões. Uma estará ao alcance da câmara municipal que é o aumento das redes de água e saneamento. O sistema de alta é da responsabilidade dos Municípios das Terras de Santa Maria que gere as Etar’s, as adutoras e os emissários. Há necessidade de requalificar as nossas duas Etar’s, a de Ossela e do Salgueiro, que tratam as águas residuais que passam neste território. É um investimento muito forte que tem que ser suportado por fundos comunitários”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
O balanço da iniciativa ‘Presidência Aberta’
“Em primeiro lugar quero agradecer às pessoas que durante todos estes meses, nas diferentes freguesias, participaram nesta presidência aberta e deram os seus contributos. O que é importante é que nos disponibilizamos para ouvir as pessoas. É importante que façamos este caminho e não tenhamos qualquer problema em dirigirmo-nos às pessoas e disponibilizarmo-nos para com elas conversar e debater o futuro do concelho. Recebemos contributos muito válidos que vamos considerar no plano estratégico que estamos a desenhar para o nosso concelho e que será o guião que nós utilizaremos em termos de políticas públicas daquilo que queremos implementar no futuro”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
O balanço do presidente da união de freguesias
“Esta iniciativa tem grande importância, pois permite que o executivo camarário tome conhecimento direto de alguns dos problemas com que se defrontam as freguesias, conheça as obras em curso e os projetos em desenvolvimento. Entre estes, destacam-se os projetos de requalificação dos Polidesportivos de Lações de Cima, Santiago de Riba-Ul, Ul e Madail que contemplam as coberturas, permitindo a realização de atividades desportivas ao longo de todo o ano. Em Oliveira de Azeméis, para além da visita às obras do futuro Centro Escolar de Lações e obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia, foi dado a conhecer o projeto de implantação da pista de aprendizagem rodoviária no parque César Guedes, cuja área envolvente também irá ser alvo de requalificação. Em Santiago de Riba-Ul deu-se ênfase ao projeto de requalificação do Parque do Senhor da Campa / Av. Camilo Ferreira e em Ul salientou-se o projeto de ampliação do Bar e padaria do PTM, ambos em fase de conclusão. Em Macinhata da Seixa e Madail salientou-se a importância de se concluir a rede de saneamento e requalificar as vias rodoviárias”.
Manuel Alberto Pereira, presidente da união de freguesias