Poluição do rio preocupa Ul

Destaques Concelho

UL RECEBEU ÚLTIMA SESSÃO DA PRESIDÊNCIA ABERTA

A União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail recebeu a última sessão da iniciativa ‘Presidência Aberta’, promovida pela autarquia oliveirense. A poluição do rio Ul foi tema em destaque.

Durante o dia, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge e a sua equipa de vereação visitaram a união de freguesias e ao final da tarde, o antigo edifício da Junta de Freguesia de Ul foi palco da sessão que juntou Joaquim Jorge com a população. A poluição do rio Ul foi o tema em destaque na sessão, com a população a lamentar o mau estado das águas que correm no leito do rio da freguesia o que condiciona, também, a exploração turística do património molinológico. Joaquim Resende, de Ul, alertou para “a poluição do rio Ul, que se agrava em dias em que o caudal é menor”. O ulense questionou o presidente da câmara municipal sobre “o que pode fazer a autarquia para diminuir o nível de poluição nos rios”.

Problema da poluição dependente da requalificação das Etar’s
“Ouvimos falar do problema da poluição do rio Ul e podemos extrapolar esse problema para os outros rios do concelho, concretamente  o mais importante que é o rio Caima. Tive oportunidade de explicar que este problema  se resolve em várias dimensões. Uma estará ao alcance da câmara municipal que é o aumento das redes de água e saneamento. O sistema de alta é da responsabilidade dos Municípios das Terras de Santa Maria que gere as Etar’s, as adutoras e os emissários. Há necessidade de requalificar as nossas duas Etar’s, a de Ossela e do Salgueiro, que tratam as águas residuais que passam neste território. É um investimento muito forte que tem que ser suportado por fundos comunitários”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

O balanço da iniciativa ‘Presidência Aberta’
“Em primeiro lugar quero agradecer às pessoas que durante todos estes meses, nas diferentes freguesias, participaram nesta presidência aberta e deram os seus contributos. O que é importante é que nos disponibilizamos para ouvir as pessoas. É importante  que façamos este caminho e não tenhamos qualquer problema em dirigirmo-nos às pessoas e disponibilizarmo-nos para com elas conversar e debater o futuro do concelho. Recebemos contributos muito válidos que vamos considerar no plano estratégico que estamos a desenhar para o nosso concelho e que será o guião que nós utilizaremos em termos de políticas públicas daquilo   que queremos implementar no futuro”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

O balanço do presidente da união de freguesias
“Esta iniciativa tem grande importância, pois permite que o executivo camarário tome conhecimento direto de alguns dos problemas com que se defrontam as freguesias, conheça as obras em curso e os projetos em desenvolvimento. Entre estes, destacam-se os projetos de requalificação dos Polidesportivos de Lações de Cima, Santiago de Riba-Ul, Ul e Madail que contemplam as coberturas, permitindo a realização de atividades desportivas ao longo de todo o ano. Em Oliveira de Azeméis, para além da visita às obras do futuro Centro Escolar de Lações e obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia, foi dado a conhecer o projeto de implantação da pista de aprendizagem rodoviária no parque César Guedes, cuja área envolvente também irá ser alvo de requalificação. Em Santiago de Riba-Ul deu-se ênfase ao projeto de requalificação do Parque do Senhor da Campa / Av. Camilo Ferreira e em Ul salientou-se o projeto de ampliação do Bar e padaria do PTM, ambos em fase de conclusão. Em Macinhata da Seixa e Madail salientou-se a importância de se concluir a rede de saneamento e requalificar as vias rodoviárias”.
Manuel Alberto Pereira, presidente da união de freguesias

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024