‘Portugal a Dançar’ quer chegar a Oliveira de Azeméis

Concelho

Grupo Correio de Azeméis é Media Partner

‘Portugal a Dançar’ é um concurso de dança que quer percorrer todo o país. O concurso surgiu em 2021, promovido pela ‘Dance4U’ e todos os anos passa por mais de uma dezena de localidades. Bruno Mourato, diretor do programa ‘Portugal a Dançar’, esteve nos estúdios da Azeméis TV/FM onde lançou o desafio à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis de apoiar a vinda do concurso para Oliveira de Azeméis. 

O nascer de um concurso
“A ideia surgiu de uma forma diria que espontânea porque na realidade sentimos, enquanto grupo empresarial na área de dança, a necessidade de uma competição ou festival que saísse dos grandes centros urbanos, que percorresse  o país, que garantisse oportunidade a todos e essencialmente com uma premissa que é a mais importante de todas, a de ser gratuita”.

Para quando em Oliveira de Azeméis?
“Há esse objetivo. Quando fazemos a seleção de uma localidade para propor o ‘Portugal a Dançar’ temos em atenção alguns parâmetros, nomeadamente a localização geográfica. Este ano, faz para nós todo o sentido propor Oliveira de Azeméis porque primeiro tem uma ótima localização geográfica, tem acessibilidades ótimas para quem vem de norte e de sul,  apanha os distritos de Aveiro, Porto e Coimbra. Tem já instalada uma oferta de escolas de dança de grande qualidade, algumas delas habituadas a participar em concursos nacionais e a ganhar  prémios”. 

Os apoios necessários 
“Lanço o desafio ao município, porque quem decide isto é o município, porque quando decidimos que uma competição é gratuita tem que ser apoiada obviamente e esse apoio parte do município. Há um apoio que sabemos que temos, como media partner, que é o grupo Correio de Azeméis e desde já agradeço disponibilidade. Falta aqui a parte do município perceber a importância do ‘Portugal a Dançar’ enquanto projeto profissional de qualidade, que traz jurados de renome nacional e internacional. O objetivo aqui é que a câmara perceba isso e ajude o ‘Portugal a Dançar’ a vir para Oliveira de Azeméis”.  

Crescer com as escolas de dança
“O que sentimos é que se Oliveira de Azeméis tem talento, tem escolas com vontade, matéria prima, nós podemos, de certa forma, trazer de fora ideias para fazer algo melhor. Oliveira de Azeméis tem ótimas escolas de dança, já bastante conhecidas, mas o que é necessário, muitas das vezes,  para ajudar, também, a dinamizar a própria área cultural e projetar o talento dos jovens que estão fora das escolas de dança, é dar-lhes visibilidade. Depois de participarem no ‘Portugal a Dançar’ até podem procurar uma escola de dança. Nós não queremos substituir as escolas, queremos colaborar”. 

Um concurso para todos
“Não há nenhuma restrição e tentamos retirar tudo aquilo que possam ser barreiras de participação. Na realidade qualquer pessoa pode participar, esteja inscrita numa escola de dança ou não, ou seja um participante ou entusiasta que queira participar, de qualquer idade, de qualquer estilo de dança”.

Os prémios
“Em cada localidade, depende dos parceiros locais. Como é tudo gratuito não há prémios em valor. O vencedor nacional logo à partida tem um prémio que é o de poder representar Portugal no Congresso Internacional da Unesco, depois tem também o agenciamento, por parte da nossa agência, garantido”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Mapa das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026