Portugal distingue-se pela capacidade técnica e de inovação

Destaques Concelho

Paulo Bastos, diretor dos Recursos Humanos do Grupo Simoldes

>Paulo Bastos, diretor dos Recursos Humanos da Simoldes

Paulo Bastos, diretor dos Recursos Humanos da Simoldes, marcou presença na Semana de Moldes 2025 e, em declarações ao Correio de Azeméis, afirma que “é um momento estratégico para reforçar a visibilidade do setor, promover a partilha de conhecimento e consolidar parcerias”.

O diretor de RH da Simoldes, afirma que este evento, ao abordar questões como a digitalização, fabrico aditivo, sustentabilidade e eficiência “são cruciais. Estes tópicos refletem a necessidade de processos mais ágeis, redução de desperdícios e integração de tecnologias que permitam maior flexibilidade e menor impacto ambiental”.
Relativamente aos desafios que o setor enfrenta atualmente, Paulo Bastos acredita que “pressão competitiva global e necessidade de inovação contínua; complexidade das cadeias de abastecimento e adaptação tecnológica, escassez de mão de obra qualificada e transição para processos sustentáveis e redução da pegada carbónica” são os fatores que mais influenciam. Em relação a Portugal, o país destaca-se pela qualidade técnica, capacidade de inovação e flexibilidade produtiva, aliadas à grande experiência consolidada no setor dos moldes, todavia “é necessário manter o foco na inovação, na qualificação das equipas para que o setor continue a responder de forma ágil às exigências do mercado global”.
De acordo com Paulo Bastos, “a transição para processos mais eficientes e sustentáveis representa um dos maiores desafios do setor, mas também uma das suas maiores oportunidades”. Acrescenta que a sustentabilidade “cada vez mais valorizada pelos clientes e mercados internacionais, pode ser um fator diferenciador e de competitividade para as empresas portuguesas. A adoção de práticas sustentáveis contribui ainda para o cumprimento de requisitos legais e para a reputação do setor, abrindo portas a novos mercados e parcerias”. 

Simoldes quer fazer e marcar a diferença no setor
Paulo Bastos afirma que a Simoldes é reconhecida não apenas pela sua dimensão, mas sobretudo “pela capacidade de aprender, evoluir e colaborar. Valorizamos a partilha de conhecimento com parceiros, clientes e centros de investigação, e assumimos que o nosso percurso é feito de constante melhoria contínua”.
A nível tecnológico, a empresa aposta fortemente na digitalização dos processos, na integração de ferramentas de simulação, no fabrico aditivo e automação, e na adoção de práticas sustentáveis. “Procuramos estar atentos às tendências do setor, aprendendo com os melhores e adaptando as nossas soluções às necessidades dos clientes e do mercado global”, acrescenta. Mais do que líderes, pretendem ser parceiros de confiança, estão abertos à inovação e conscientes “de que o futuro se constrói em rede e com humildade. De facto, queremos fazer e marcar a diferença”. Afirma ainda que a sua capacidade tecnológica, o conhecimento, a escala e a presença internacional, a qualidade e inovação contínua e o compromisso com sustentabilidade e eficiência é o que distingue a Simoldes das demais. 
Estando o setor a enfrentar alguma dificuldade na captação de mão de obra, a Simoldes responde a esta dificuldade através de “protocolos com universidades, centros tecnológicos, centros de formação,  programas de formação interna e benefícios competitivos para atrair e reter talento, além de promover um ambiente de trabalho sólido e oportunidades de crescimento e evolução de carreira”.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025
Forças policiais e familiares procuram idosa desaparecida desde ontem
27/11/2025
Os novos caminhos da Simoldes confirmam visão de António Rodrigues
27/11/2025
Idosa de 84 anos foi "vista pela última vez a sair do Hospital S. Sebastião"
27/11/2025
António da Silva Rodrigues: de aprendiz a líder que nunca esqueceu a bancada
27/11/2025
Portugal distingue-se pela capacidade técnica e de inovação
27/11/2025
Inovação e colaboração impulsionam a indústria do futuro
27/11/2025
Inteligência artificial desafia os moldes
27/11/2025