29 Apr 2025
Situação prolongava-se desde agosto
Os proprietários de carros elétricos em Oliveira de Azeméis têm agora novas formas de carregar as suas viaturas dentro do concelho. A garantia foi dada pelo vereador, Hélder Simões, na última Reunião de Câmara pública, realizada a 24 de abril. 4 dos 11 postos de carregamento rápido instalados pela autarquia, sob concessão, já estão em funcionamento e os restantes seguem o mesmo caminho a curto prazo.
Na última Reunião de Câmara pública, realizada a 24 de abril na Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, José Campos, vereador do PSD, pediu esclarecimentos sobre o estado dos postos de carregamento rápidos instalados pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Recorde-se que estas infraestruturas foram instaladas no mês de agosto de 2024 e com a previsão de funcionamento no mês de setembro. A situação continuou sem resolução até que a 27 de março de 2025, na reunião da Câmara Municipal o edil oliveirense, Joaquim Jorge, deu um prazo de um mês para que todos os postos estivessem a 100%.
O vereador Hélder Simões, com a pasta do Transporte, comunicação e eficiência energética, explicou que o processo demorou devido à entidade à qual foi adjudicada a concessão, mas garantiu já existirem avanços nos postos: “A informação que nós temos e creio que já está validada no terreno é que no final da semana passada já estariam quatro postos a funcionar, no Largo Luís de Camões, junto às Piscinas Municipais, nas mediações da Junta de Freguesia de Carregosa e o posto junto à Urbanização da Panificação, Cucujães”.
“A informação que obtive é que outros quatro postos estarão, ainda esta semana disponibilizados, mas ainda não posso validar a informação com visita ao terreno”, começou por explicar Hélder Simões que não avançou datas para os últimos três postos, mas garantiu o esforço do executivo em aumentar a rede de carregamentos no concelho, “Esperemos que este cronograma se conclua no mais rápido espaço de tempo, porque isto efetivamente tem sido um processo complexo, não depende da Câmara Municipal, mas há aqui um conjunto de interligações com outras entidades que atrasaram esse processo. Concluídos estes, iremos começar a tratar já de dar uma resposta para outras localizações no concelho que também são extremamente importantes”.