Com a esperança média de vida a aumentar e as previsões da Comissão Europeia a apontar para uma queda significativa no valor das pensões nos próximos 25 anos, começar a construir uma poupança para a reforma o mais cedo possível torna-se fundamental. Planear a reforma antecipadamente permite que cada cidadão mantenha um nível de vida semelhante ao que tinha durante a sua vida ativa.
No entanto, de acordo com o 4º Inquérito à Literacia Financeira dos Portugueses, divulgado em abril de 2024 pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), cerca de 81% dos portugueses confiam quase exclusivamente no Estado para financiar a sua reforma, contando apenas com a pensão da Segurança Social.
Todavia, estima-se que num futuro próximo os valores das pensões diminuam. Por essa razão, poupar para a reforma deve ser encarado como um objetivo ao longo da vida ativa, devendo iniciar-se logo que se entra no mercado de trabalho.
Mas qual é a melhor forma de poupar para a reforma?
A poupança deve ser feita de forma regular e consistente, e pode recorrer a vários produtos financeiros, de acordo com o perfil de risco de cada pessoa. Entre as opções disponíveis no mercado estão:
• Planos Poupança Reforma (PPR);
• Certificados de aforro e do tesouro;
• Seguros de capitalização;
• Carteiras de fundos de investimento;
• Investimento em ações ou imóveis.
Em Portugal, os PPR são muito populares, principalmente porque exigem valores de subscrição baixos, facilitam o ato de poupar e oferecem benefícios fiscais importantes.
Independentemente da solução de poupança escolhida, é fundamental que o consumidor se informe de forma cuidadosa e atempada, avaliando os benefícios e riscos de cada produto antes de tomar uma decisão. Para além disso, é muito importante começar a poupar para a reforma o mais cedo possível, para garantir a máxima segurança e estabilidade financeira no futuro.
Informe-se connosco. DECO: 21 371 02 00; linha whatsapp: +351 966 449 110 deco@deco.pt; www.deco.pt. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!