30 Apr 2024
Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal Concelho
Entrega de prémios, que costuma ser no dia 18 de maio, Dia Mundial da Cidadania, não será feita este ano nessa data, estando ainda a mesma por definir
O movimento Cesar Solidário e António Grifo, foram distinguidos com o Prémio Cidadania 2023. Cesar Solidário foi distinguido a nível coletivo, enquanto que António Grifo foi a nível pessoal. Num total de seis candidaturas, as vencedoras acabaram por ser as duas referidas.
No que diz respeito a Cesar Solidário, o movimento consiste num grupo de cesarenses que promoveu a oferta de duas ambulâncias e equipamento de proteção aos Bombeiros Voluntários de Fajões, conforme já noticiado pelo Correio de Azeméis, em março e julho do ano passado.
Relativamente a António Grifo, o mesmo foi distinguido pelo seu “percurso de vida dedicado à causa pública, ao associativismo e ao bem comum”, referiu Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal.
As restantes candidaturas foram o Grupo de Boa Vontade, “relativa à dinamização de campanhas solidárias, recolhendo recursos para apoio a instituições do Município”; a Escola Livre de Azeméis, “com a referência de há cem anos considerada a Universidade dos Filhos do Povo, formando pessoas imbuídas pelo espírito altruísta e pela cidadania”; o Correio de Azeméis, por “100 anos a contribuir para a informação, divulgação e promoção cívica do Município”; e a Casa Museu Regional, com a Revista Entre Douro e Vouga, pela “preservação, promoção e divulgação da cultura e dos valores tradicionais do Município da região”, explicou o presidente da Assembleia Municipal.
Este prémio pretende distinguir o mérito da atividade de entidades coletivas e individuais, sendo atribuído anualmente pela Assembleia Municipal, no dia 18 de maio, Dia Mundial para a Cidadania, no entanto, devido ao Mercado à Moda Antiga e ao Congresso Nacional das Assembleias Municipais, a entrega ficou para data a definir.
O júri é composto por um elemento de cada uma das bancadas que compõem a Assembleia Municipal, fazendo parte do mesmo Alcino Martins (BE), António Pinto Moreira (CDS-PP), Daniela Silva (PS), Francisco Silva (PSD) e Rudolfo Rodrigues (CHEGA).