Em
Correio de Azeméis

19 Jun 2025

Preocupações Ambientais e sociais com a Reativação de Pedreira em Carregosa

Opinião

> André Costa (CDU)

 

 A recente reativação de uma pedreira localizada em Carregosa, tem vindo a levantar preocupações entre a população local . Após anos de inatividade, a pedreira foi adquirida por uma nova empresa e retomou as suas operações, trazendo consigo impactos ambientais e sociais significativos. 

Um dos principais problemas relatados pelos residentes é a utilização frequente de dinamite nas operações de extração. De facto, as explosões provocadas causam fortes vibrações que chegam a fazer tremer as casas da população envolvente, gerando medo, desconforto e insegurança. Muitos habitantes relatam sentir as estruturas das suas habitações a abanar, temendo que os  danos possam comprometer a segurança das construções. 

Além das explosões, a atividade da pedreira está também a provocar poluição no local, afetando diretamente o ecossistema aquático e a qualidade da água. Efetivamente, é preocupante que sedimentos e outros resíduos provenientes da exploração possam estar a contaminar o curso de água, pondo em risco a fauna e, eventualmente, a saúde pública. 

Esta situação tem despertado o alarme na comunidade, que recorda o período de tranquilidade durante os anos em que a pedreira esteve desativada. 


A população de Currais apela a uma intervenção urgente por parte das entidades ambientais e autárquicas, exigindo proteger tanto o meio ambiente como a qualidade de vida dos habitantes da região.
É preciso garantir o bem-estar da população.

André Costa, CDU

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 inaugurada na Casa da Leitura de Cesar
6/02/2026
Acompanhamento da 2ª volta das Eleições Presidenciais 2026
6/02/2026
Grupo Amigos do Poli vai ser transformado em associação
6/02/2026
Derrota faz cair a Oliveirense para o 4º lugar da Champions
5/02/2026
Festa de Carnaval
5/02/2026
Concerto de Carnaval
5/02/2026
Politicamente (in)correto
5/02/2026
Pensar o futuro
5/02/2026