Em
Correio de Azeméis

6 Jan 2025

Presidente pede à SAD que mantenha a UDO na Liga 2 / 会長が取締役会にオリヴェイレンセをプロリーグに残すよう要請

Concelho União Desportiva Oliveirense

Numa entrevista conduzida por Hermínio Loureiro na Azeméis TV/FM, Carlos Teixeira adiantou que SAD e Centro de Treinos serão tema da próxima assembleia em final de janeiro, apelando aos sócios para comparecerem

Primeira entrevista de Carlos Teixeira: novo presidente da União desportiva Oliveirense

会長が取締役会にオリヴェイレンセをプロリーグに残すよう要請 / President asks the board to keep Oliveirense in the professional league

Carlos Teixeira assumiu a presidência da Oliveirense há cerca de seis meses. No final deste mês vai haver Assembleia Geral do clube e o dirigente apela à participação dos adeptos para esclarecer, entre outros, assuntos relacionados com a SAD e com a obra do centro de treinos que está a nascer em Palmaz.

O que o fez avançar para a presidência. “Sempre fui um apaixonado e seguidor da Oliveirense e pensei também na comunidade. Achei que podia ser o momento e adicionar este novo desafio ao momento profissional não está a ser fácil porque requer muito tempo e muita disciplina. Quero ajudar a Oliveirense a ter a dimensão nacional que eu acho que pode ter. A Oliveirense é o símbolo que mais representa o nosso concelho”.

Passagem de testemunho das direções. “A passagem não foi normal. A antiga direção não deixou as coisas minimamente preparadas para esta equipa nova e quando a informação não chegava tivemos que ir atrás dela. Durante estes seis meses, o que temos feito é procurar a informação que não existia. As eleições não foram na melhor data do ano, as épocas estavam a começar 15 dias depois, a formação de futebol não estava minimamente preparada para a nova época. Felizmente, o basquetebol, o hóquei, a natação e o ciclismo já tinham a época em andamento e houve um momento intenso de trabalho que não era expectável”.

A Oliveirense e o poder local. “Tenho tido da parte da câmara municipal, por parte do vereador do Desporto, Hélder Simões, uma atitude muito aberta, ou seja, tem sido coerente, tem prestado informações de coisas passadas, algumas relativamente ao complexo de Palmaz, que a direção anterior não deixou nada em arquivo para nosso conhecimento. Essa relação existe e tenho pena que o nosso município trate a Oliveirense como trata outro clube do concelho. Às vezes parece que a Oliveirense é um clube de bairro”.

Objetivos desportivos do hóquei em patins. “O hóquei é sempre a grande incógnita de como vai ser a época. A conquista da Taça Continental foi muito bom, foi uma maior responsabilização para esta direção. O hóquei é uma equipa muito competitiva e temos de acreditar que eles são capazes, tenho visto o pavilhão cada vez com mais pessoas a assistir aos jogos, o que me orgulha. O Nuno Resende tem uma postura muito profissional com todo o staff”. 

Objetivos desportivos do basquetebol. “O Rui Lopes é alguém que tem uma capacidade própria de ver o basquetebol, ele sabe muito bem como tudo funciona e certamente estará interessado em construir uma equipa para vir a ganhar um título. Este ano, temos uma equipa muito bem conseguida. Apesar dos outros terem boas equipas, nós também temos”.

Outras modalidades da Oliveirense. “O ciclismo é uma modalidade que mantém a autonomia de gestão. No padel e na natação também existe um responsável em cada uma e comunicam connosco todas as situações e estamos por dentro do trabalho que está a ser feito”.

Os números na formação desportiva. “No futebol temos 312 atletas (284 masculinos e 28 femininos) e destes temos duas equipas de futebol feminino. No basquetebol, temos 141 atletas (105 masc. e 36 fem.), no hóquei em patins temos 85 atletas (71 masc. e 14 fem.), na natação são 33 atletas (20 masc. e 13 fem.). No total, são cerca de 600 atletas na formação”.

Presidente apela à presença na assembleia. “A nova direção tem tido alguma dificuldade para se sentar à mesa com a direção da SAD. Até hoje ainda não tivemos uma reunião com os administradores da SAD. Já foi solicitada e aguardo uma reunião formal em que se discutam alguns pontos nomeadamente a leitura de um protocolo que regula a relação entre a direção e a SAD. No protocolo, há partes que estão a ser cumpridas e há partes omissas na interpretação e esses esclarecimentos são fundamentais, mas é algo que gostava de partilhar primeiro com os sócios. Prevemos, até final deste mês, ter uma Assembleia Geral e gostava que os sócios participassem massivamente. E gostava de partilhar toda a história da SAD com os sócios e convido todos a participar na assembleia e eu, dentro do conhecimento que tenho, quero responder a todas as questões que me colocarem”. 

Representante da UDO na SAD. “Atualmente não tem ninguém. Essa representatividade era, em paralelo, pelo ex-presidente da direção que também era administrador da SAD e ele comunicou à SAD, e a SAD comunicou-nos a nós, que deixou de ser de ser administrador em outubro. Desde o dia 30 de novembro que a direção da Oliveirense não tem ninguém na SAD e estamos a tentar perceber se esse administrador é necessário ter algum tipo de competências que possa ajudar na orgânica e no dia a dia da SAD. Esta direção não pretende nomear ninguém sem saber com detalhe qual é o papel que esse administrador terá na SAD.  Eu quero a melhor das relações com a SAD e eu quero ver a Oliveirense a ganhar. Eu já apelei à SAD que não podemos deixar a Liga Profissional, temos de nos manter na II Liga”. 

Sócios-empresas pagam mil euros. “O nosso principal papel é manter a nossa estrutura sólida para garantir as nossas responsabilidades como clube. Já angariámos cerca de 150 novos sócios pagantes desde o inicio da nossa época. Esta direção lançou a campanha de sócios-empresa. Um sócio individual paga entre 80 a 100 euros por ano e o sócio-empresa é para pagar 1000 euros anuais e inclui uma série de bilhetes grátis para o hóquei e para o basket e também são sorteados bilhetes para o futebol. Isto permite ter os campos mais cheios”.

 

Complexo de treinos em Palmaz: Infraestrutura pode não ser do clube?
“A direção anterior não deixou nada escrito sobre o projeto. Os elementos que me chegaram foram-me dados pelo vereador da câmara, Dr. Hélder Simões. Esta direção veio a perceber que existe um protocolo que foi realizado em fevereiro ou março de 2024 e que esse protocolo inverte a posição do protocolo anterior. Segundo vi nas minutas das assembleias, aquele protocolo não foi aprovado pelos sócios e assusta-me um bocado o conteúdo e eu gostava de o partilhar com os sócios. Penso que, com este contrato, as infraestruturas podem não ser do clube e por isso digo que me assustei um bocado quando li porque sempre vi defenderem que era fundamental o património ser da Oliveirense”. 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Agenda para este sábado, 18 de janeiro
16/01/2025
Já há data para o 17º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro
16/01/2025
'Mufasa: O Rei Leão' no TeMA
15/01/2025
Centro de Estudos Ferreira de Castro promove 'A Casa de Marreta'
15/01/2025
Instituições do concelho voltam-se a reunir em S. Roque
15/01/2025
AIMA impede Saunders de continuar na Oliveirense
15/01/2025
Criança está desaparecida depois de ter saído da escola
14/01/2025
Trabalhar Para Mudar
14/01/2025