Problemas de Macieira de Sarnes discutidos em reunião da Câmara Municipal

Macieira de Sarnes Concelho

“Julgo que nos próximos dias ou na próxima semana vamos dar passos significativos no sentido da concretização da [aquisição do edifício da Macicoop]”, adiantou Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Rede de saneamento, construção de estacionamento e requalificação e aquisição de edifícios foram debatidos

A reunião descentralizada da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis realizou-se hoje, dia 22, na Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes. O vereador da oposição, José Campos, aproveitou para questionar o edil oliveirense acerca de alguns dos problemas que afetam os macieirenses, desde a rede de água e saneamento à resolução de problemas na EB1 & JI de Macieira de Sarnes.

A ligação das ruas de Macieira de Sarnes à rede de água e saneamento suscitou a primeira pergunta do vereador José Campos, do PSD, ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Apesar de reconhecer que a freguesia está “bem dotada” a este nível, o social-democrata questionou Joaquim Jorge sobre os casos específicos da rua do Mato Grosso e da Pedra Branca. “Sabemos que é uma preocupação da Junta de Freguesia e do Executivo e queríamos saber se há previsão de ligação à rede, para breve, nestas ruas?”, questionou.

Quanto à Pedra Branca, o edil oliveirense adiantou que o Executivo está neste momento a “pedir orçamentos” para a execução da ligação à rede e que o plano é adotar o mesmo procedimento para a rua do Mato Grosso. “São duas ruas que estão previstas no nosso plano de intervenção e de investimentos. Com isto, resolvemos a grande maioria dos problemas que existem nesta freguesia em relação a este tipo de infraestruturas”, explicou Joaquim Jorge.

 

O escoamento de águas pluviais no relvado sintético da EB1 de Macieira de Sarnes

O relvado sintético da EB1 de Macieira de Sarnes também foi tema de discussão na última reunião da Câmara Municipal. O vereador José Campos questionou o presidente acerca do escoamento das águas pluviais. “A escola teve obras de beneficiação, mas pelo que sabemos a caixilharia não foi ainda toda substituída. Segundo os relatos que nos fizeram chegar, quando chove, o sintético fica alagado”, explicou o social-democrata, perguntando se existiria alguma previsão para a solução deste problema.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, adiantou que a substituição da caixilharia já está prevista, reconhecendo que o polidesportivo tem dificuldades ao nível do escoamento de águas. “É necessário fazer mais dois ou três pontos para que a água saia, porque os que foram criados estão ligeiramente acima do tapete e não cumprem a sua função. É um pequeno ajuste que vai ser feito muito rapidamente”, sustentou.

 

A aquisição do edifício pertencente à Macicoop

O vereador José Campos, do PSD, questionou o autarca oliveirense sobre o estado do processo de compra do edifício da Macicoop por parte da Câmara Municipal. O presidente, Joaquim Jorge, deu conta de que a avaliação interna, um dos passos do processo de compra, já foi feita e que o seu valor já foi determinado, faltando neste momento a realização do respetivo relatório.

“Estamos em condições de formalizar com a Macicoop aquilo que é vontade das partes. Julgo que nos próximos dias ou na próxima semana vamos dar passos significativos no sentido da concretização desta vontade comum”, adiantou Jorge.

 

Construção de estacionamento junto à Quinta do Miranda

A última questão que José Campos, vereador do PSD, endereçou a Joaquim Jorge sobre Macieira de Sarnes centrava-se em torno da “ambição antiga” do Executivo da Junta de Freguesia: o alargamento da via e a construção de estacionamento junto à Quinta do Miranda. “Sabemos que o Executivo da Câmara Municipal, e o presidente, ficaram de abordar o proprietário para esta cedência do terreno, que pertence a um privado. Perguntava se há sobre isto algum desenvolvimento?”, questionou o social-democrata.

Em resposta, Joaquim Jorge reconheceu que a presidente da Junta de Macieira de Sarnes, Florbela Silva, e o seu Executivo têm tentado obter autorização para a cedência de terreno junto do proprietário. “Este é um processo que vai exigir alguma negociação e disponibilizei-me para conversar com o proprietário, mas a culpa é minha, ainda não tive tempo para o fazer”, admitiu o edil.

Ainda assim, o autarca socialista sustentou que vai promover uma “plataforma de entendimento” para que seja possível fazer esta intervenção.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Manuel Albino: “Pindelo precisa de revitalizar a sua autonomia”
27/07/2025
O Restaurante Novo Milénio está no mercado há 25 anos
27/07/2025
Azeméis Open está de regresso para 2.ª edição
27/07/2025
Jovem Marc Rouzé é aposta da Oliveirense
27/07/2025
Dia Mundial dos Avós nos Estúdios da Azeméis TV
26/07/2025
Amaro Simões: “Pôr todas as pessoas e partidos a interagir é o meu desígnio”
26/07/2025
Desafio D’Arte celebra 17.º aniversário a olhar para o futuro
26/07/2025
Constança Melo apresenta-se oficialmente como candidata à Junta de Freguesia de Carregosa
26/07/2025