2 Apr 2025
Jovens participantes no projeto de preservação ambiental 'Brave Hands'
JOVENS DOS 19 AOS 28 ANOS DESEMPENHARAM TAREFAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Decorreu, no dia 24 de março, no Centro Cultural de Cucujães, a sessão de encerramento do ‘Brave Hands’, um projeto de voluntariado de preservação ambiental que envolveu jovens de sete nacionalidades distintas. O projeto foi financiado pela Agência Nacional Erasmus+ e contou com o apoio da Cruz Vermelha de Cucujães e do Município de Oliveira de Azeméis.
Entre os dias 5 a 25 de março, doze jovens, entre os 19 e os 28 anos de idade, oriundos de Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha e Grécia participaram no projeto de preservação ambiental. Os voluntários desempenharam múltiplas tarefas, como o estudo da biodiversidade local, a remoção de lixo de rios, colocação de barreiras naturais para prevenir a erosão dos solos, plantação de espécies autóctones e a remoção de espécies invasoras. As atividades foram dinamizadas por todo o município, nomeadamente em Ul, Ossela, Palmaz, Pinheiro da Bemposta e Cucujães.
“Os participantes gostaram muito, nunca tinham ouvido falar de Cucujães, nem de Oliveira de Azeméis, mas seguramente saem daqui com memórias valiosas do nosso município. Vão sempre associar este local a uma experiência que, para muitos, até mudou a vida deles. Por isso, acho que é muito bom, acabaram por deixar um bocadinho deles connosco e fizeram a diferença na nossa comunidade”
- Susana Costa, coordenadora do projeto 'Brave Hands'
“Tem sido muito bom, não conhecia toda esta natureza, em Portugal. Descobrimos que as mimosas são plantas invasoras aqui, enquanto que, em Itália, são plantas muito bonitas para oferecer a alguém como um presente. Tivemos também a oportunidade de descobrir muitas coisas sobre outros países, porque os participantes eram de sete nacionalidades diferentes e pudemos partilhar opiniões e saber mais sobre outros hábitos tradicionais”
- Martina Mastroianni, jovem italiana participante no ‘Brave Hands’
“Conseguimos ver a diversidade do vosso país e visitar outros locais: fomos a Lisboa, Coimbra e Nazaré. Estando a participar no projeto com pessoas desconhecidas que são de outros países, pudemos também partilhar ideias e hábitos uns com os outros. No final do projeto podemos dizer que fizemos amizades que vão perdurar”
- Alessio Gottardo, jovem italiano participante no ‘Brave Hands’
“Creio que nós, município, tivemos aqui 24 mãos a ajudar todos os dias na manutenção de trilhos e na manutenção de leite de rios. Foi uma oportunidade de contactarmos com realidades de jovens que vêm de sete países diferentes, jovens que vêm com essa disponibilidade emocional de serem parte de uma solução e da construção de um planeta mais verde e sustentável. Não tenho dúvidas de que o balanço é extremamente positivo”
- Inês Lamego, vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social e Saúde
“Cada atividade que realizaram, cada iniciativa que implementaram, trouxe não apenas benefícios para o nosso meio ambiente, mas também inspirou, se não toda, a maior parte da nossa comunidade a refletir sobre a importância da proteção dos nossos recursos naturais. Sois um testemunho vivo do poder da colaboração internacional e da solidariedade”
- Simão Ferreira, Cruz Vermelha - Delegação de Cucujães