17 Jun 2024
PSD questionou executivo sobre possibilidade de revisão
O protocolo existente entre as corporações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, os Bombeiros Voluntários de Fajões e autarquia vai sofrer revisões. A informação foi avançada pelo presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, durante a última reunião do executivo, após ter sido questionado pelo vereador do PSD, José Campos.
“A propósito da comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, uma das questões que mais me chamou à atenção nos discursos de ambos os presidentes das direções, foi a necessidade que apontam de serem reforçados os apoios e os benefícios sociais a serem dados aos nossos bombeiros voluntários. Neste sentido, questiono se não está na altura de nós, executivo, podermos pensar em rever o atual regulamento, perceber juntos dos bombeiros quais seriam as principais necessidades que não estão contempladas no regulamento”, questionou o vereador do PSD.
Os serviços da câmara municipal encontram-se “a trabalhar na sua reformulação”, com vista a “procurar num protocolo único juntar todos os protocolos que temos, que são protocolos com muitos anos que nunca tiveram uma atualização”, esclareceu Joaquim Jorge
Revisão dos benefícios após “queixa”
Esta decisão do executivo de rever os protocolos existentes, vem na sequência dos discursos dos presidentes dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e de Fajões, João Pinho e Jorge Pinho, respetivamente, na altura das comemorações do Dia da Cidade e Dia Municipal de Oliveira de Azeméis (16 de maio), onde ambos apelaram por um reforço dos benefícios sociais aos bombeiros.
“Tudo fazemos para que os bombeiros tenham as melhores condições e sempre sentimos da câmara esse apoio (...) [mas] vivemos numa situação delicada que temos de andar sempre a pedir.”
João Pinho, BV de OAZ
“É necessário mais. Se não, corremos o sério risco, de num futuro próximo, estarmos a ir ao bolso para pagar o socorro à população.”
Jorge Pinho, BV Fajões