29 Apr 2025
Evento decorreu na noite de 24
A Comissão Política do Partido Socialista de Oliveira de Azeméis celebrou o 25 de Abril deste ano com uma homenagem aos militantes que tiveram um papel importante na construção do Partido no concelho, através de um mural com os seus retratos. O evento, que decorreu na noite de 24 de abril, contou também com uma exposição, doada pelos camaradas mais velhos, de cartazes, panfletos e outra propaganda da época.
Nos 51 anos da Revolução de 25 de Abril a Comissão Política do Partido Socialista de Oliveira de Azeméis decidiu olhar para trás e comemorar Abril com uma homenagem aqueles que começaram a implantar as bases no que é hoje a concelhia socialista. A iniciativa, que decorreu na noite de 24 de abril, teve como momento alto o momento da revelação dos retratos escolhidos para o mural de homenagem aos camaradas com alto relevo histórico.
Com esta iniciativa, os Socialista quiseram mostrar um sentido de processo em contínua construção, como salientou a Azeméis FM/TV Bruno Aragão, presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Oliveira de Azeméis: “Sim, é sobretudo uma maneira de não esquecer que os partidos são uma construção coletiva, como aliás a sociedade como um todo é. Nós vamos sendo herdeiros de quem antes de nós fez e construiu o país, construiu um concelho, construiu um partido. Recordar que antes de nós alguém teve que o fazer, teve que ir criando caminho para que depois nós fôssemos trilhando. É sempre muito relevante para nunca nos esquecermos de onde vimos.”.
Para além do mural de homenagem, também foram colocados vários documentos e fotografias históricos dedicados ao 25 de Abril. Material como cartazes, panfletos, ou fotografias estão a decorar as paredes da Sede, materiais que foram sendo cedidos ao longo dos anos pelos camaradas Socialistas. “Nós procuramos sempre que esta seja uma sede viva que vá retratando aquilo que nós fomos e que nos vá ajudando a pensar também aquilo que nós queremos ser,” começou por esclarecer Aragão que acrescentou ainda, “Estes cartazes, que fazem parte do espólio da nossa concelhia, com o contributo de muitos de muitos camaradas mais antigos que têm ainda desse tempo cartazes, panfletos, flyers, que nós vamos mostrar durante a nossa sessão.”.