22 Jan 2024
Eleições Legislativas: conheça os representantes por Oliveira de Azeméis
Com o aproximar das eleições legislativas as listas de cada círculo eleitoral por distrito e por cada partido são aprovadas em comissão política nacional de cada partido. Ouvimos cada um dos partidos em Oliveira de Azeméis, no intuito de percebermos quem são os representantes do concelho pelo círculo de Aveiro. O Partido Socialista foi o único que não teceu qualquer comentário sobre o assunto, visto que, ainda não têm a lista aprovada. A Comissão Política Nacional do PS realiza-se hoje para a aprovação desta mesma lista.
Bloco de Esquerda
“Aveiro tem de recuperar representação parlamentar”
O BE em Oliveira de Azeméis apresenta dois candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro. Em sexto lugar Sara F. Costa, a escritora cucujanense, de 36 anos, é o elemento mais bem posicionado para uma possível eleição, apesar de nas últimas eleições ter ocupado o terceiro lugar. Contudo, o BE apresenta mais um candidato por Oliveira de Azeméis, em 13º lugar, Alcino Martins, atual membro da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis pelo BE, tem 57 anos é metalúrgico e licenciado em Gestão de Empresas.
Diogo Barbosa, representante do BE de Oliveira de Azeméis, em declarações ao Correio de Azeméis, referiu que o partido “no distrito de Aveiro deve recuperar a sua presença parlamentar. A lista apresentada pelo Bloco de Esquerda de Aveiro tem pessoas com provas dadas. Falo do Moisés Ferreira, essencial no combate pelo SNS público, de e para todos, e do Nelson Peralta, que tendo a responsabilidade do ambiente é essencial para o combate sério às alterações climáticas. Também esta lista prova a implementação que temos tido no concelho. A participação da Sara Costa como candidata a deputada é a prova da nossa força em crescente no concelho e no distrito.”
CHEGA
“A eleição de três deputados por Aveiro acreditamos ser possível”
Manuel Almeida, presidente da concelhia do CHEGA de Oliveira de Azeméis, é o representante do CHEGA de Oliveira de Azeméis pelo círculo eleitoral de Aveiro. Ao Correio de Azeméis, não tendo ainda a certeza do lugar na lista, apontou que ficará entre “o quinto e o oitavo lugar”.
Apesar de ter a ambição de ser eleito, “temos de ser realistas e para nós ainda é praticamente impossível. Estamos a apontar eleger entre 3/4 deputados por Aveiro, ainda não toca a nós.”.
Relativamente à visão global das eleições Manuel Almeida proferiu que desde 2022 “não há comparação possível, estamos com ideias de triplicar o número de deputados, e estamos a lutar a nível nacional para obter um segundo lugar, que eu acredito que seja possível”.
Nas últimas eleições legislativas de 2022, Manuel Almeida, apareceu no 11º lugar na lista por Aveiro, o que significará que o lugar que o próprio sugere que ocupará, nestas eleições, atribui a Oliveira de Azeméis uma maior importância.
“O resultado das autárquicas de 2021, das legislativas de 2022 e das eleições internas do partido [foram responsáveis por este crescimento.] Mas, também é mérito do trabalho feito e desenvolvido no concelho. Como já foi admitido por vários, a concelhia de Oliveira de Azeméis é um exemplo a nível nacional, sendo uma das que mais trabalha junto da população”, justificou Manuel Almeida.
Iniciativa Liberal
“Eleger um deputado por Aveiro a expectativa é boa”
Os liberais de Oliveira de Azeméis querem crescer a nível nacional, mas principalmente a nível concelhio. A criação de um núcleo está para breve e estes acreditam que a recetividade seja positiva, contou-nos Ricardo Magalhães, um dos representantes do partido no concelho. Assim, diferente de 2022, o candidato de Oliveira de Azeméis da IL pelo círculo de Aveiro, é Nelson Alves.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Ricardo Magalhães, candidato pelo círculo de Aveiro nas legislativas de 2022, acredita que vencer “um deputado por Aveiro a expectativa é boa”, no entanto, “ter um deputado oliveirense, não [é boa], porque o Nelson Alves apenas ocupa o nono lugar”, disse.
Em relação à criação do novo núcleo o liberal mencionou que estão numa fase de “recrutamento interno e externo”, ou seja, o recrutamento interno “são pessoas que moram em Oliveira de Azeméis, mas que neste momento estão noutros núcleos do distrito de Aveiro” e o recrutamento externo “são pessoas que são simpatizantes da IL e andamos a convidar para se tornarem membros”, sendo assim a ambição é “nos próximos meses o núcleo ser lançado”, finalizou.
Nas últimas eleições legislativas de 2022, Ricardo Magalhães ocupou o segundo lugar na lista por Aveiro.
PSD
“Uma fase nova na vida do partido”
A deputada oliveirense Helga Correia despediu-se recentemente das funções que desempenhou na Assembleia de República desde 2015, ano em que foi pela primeira vez eleita deputada pelo círculo de Aveiro. “Não estava nos meus objetivos de vida sair de Oliveira de Azeméis, deixar a minha família, mas fazia-o para servir a causa pública convicta de que podia fazer diferente”, escreveu a social-democrata nas redes sociais, que deixou um agradecimento especial à comissão política de Oliveira de Azeméis, à época “pela oportunidade dada (…). Espero ter estado à altura das expectativas e do legado deixado pelos deputados e membros do governo eleitos por Oliveira de Azeméis, desde 1987.”
Posto isto, com a saída de Helga Correia, o nome que surge na lista do PSD de Oliveira de Azeméis à candidatura pelo círculo eleitoral de Aveiro é Nuno Pires.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Nuno Pires, começou por realçar o trabalho da deputada Helga Correia, que no seu entender “fez um bom trabalho, estamos gratos” e “foi leal para com o PSD de Oliveira de Azeméis”. No entanto, vive-se neste momento “uma fase nova no partido, e cabe sempre ao líder nacional do partido fazer as listas e fechar as mesmas e foi o que aconteceu (…). Os cargos são passageiros, hoje estarmos na política não é uma profissão é uma missão”, referiu.
Em relação ao lugar em que aparece na lista, o social-democrata apenas acrescentou que esse “é sempre um processo difícil e cabe sempre ao presidente do partido fazer as escolhas”, não revelando o seu lugar.
No entanto, no artigo de opinião desta edição (pág.04), Nuno Pires assume que o representante de Oliveira de Azeméis ocupará o 12º lugar pela lista do ditrito de Aveiro, “apesar de não ser o lugar que merece, pela sua dimensão e peso eleitoral”, afirma neste seu artigo o presidente da CPC e agora candidato. Nas anteriores eleições legislativas de 2022, Helga Correia ocupou a quarta posição na lista por Aveiro.