1 Jul 2024
Autarquia confirmou pretensão para que “esse reforço seja efetivo”
Depois de ter sido confirmado recentemente em reunião de câmara de que o executivo iria rever o protocolo existente entre autarquia e as duas corporações o tema voltou a ser debatido em Assembleia Municipal pela bancada do PSD.
O deputado do PSD, Fernando Pais Ferreira, começou por referir na sua intervenção que “fomos confrontados com a decisão tardia deste executivo da intenção de rever os protocolos existentes entre as associações de bombeiros do nosso concelho. Lembramos que os protocolos existentes datam o longínquo ano de 2002, no caso dos Bombeiros Voluntários de O. de Azeméis e 2003 no caso dos Bombeiros Voluntários de Fajões. Mais de 20 anos passados mantemos os valores voluntários fixos nesses protocolos. Já em 2020 os Bombeiros Voluntários de Fajões fizeram um esforço no sentido da realização de um protocolo. O que se fez, entretanto? Nada. Agora com a pressão do grito de apelo das nossas associações clamando por ajudar e os protocolos vão ser revistos.”
O vice-presidente Rui Luzes Cabral começou por referir que “foi no mandato passado que a câmara municipal, chamou as duas corporações dos bombeiros para negociar uma nova abordagem, um novo protocolo de colaboração entre as duas corporações e o município. Nessa altura não foi possível um consenso”, acrescentando que “nós demos esse passo no mandato anterior e vamos continuar a dar os passos necessários para que esse reforço seja efetivo”.