16 Jul 2025
Participaram 24 músicos do concelho no concurso internacional e, destes, 15 são da AMOA
> Concurso Internacional de Sopros de OAZ trouxe 362 músicos ao concelho
A Gala de Entrega de Prémios do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis foi um dos momentos altos da 16.ª edição do maior concurso de sopros do país. O evento realizou-se no TeMA - Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, no passado dia 12 de julho.
Perante um Teatro Municipal lotado, a cerimónia, da responsabilidade da Câmara Municipal e organizada pela AMOA - Academia de Música de Oliveira de Azeméis, foi inaugurada com um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo jurado Capitão Hélio Soares. Vários elementos do júri, como Hélder Gonçalves (clarinete) e Jorge Almeida (trompete), também protagonizaram alguns dos momentos musicais.
Ao todo, os 12 membros do júri foram responsáveis pela avaliação dos 362 músicos, oriundos de seis países – Suécia, Israel, Brasil, Espanha, Venezuela e Portugal - que participaram nesta edição. Quanto ao território nacional, o concurso juntou participantes de todos os distritos de Portugal continental e da Região Autónoma dos Açores.
“A academia tudo fará, tudo fez e continuará a fazer para que este concurso atinja patamares de excelência: é esse o nosso propósito”, sublinhou, durante a gala, a presidente da AMOA, Ana de Jesus, que aproveitou o seu discurso para destacar a importância de os pais perceberem o papel da música para a vida dos seus filhos e parabenizar todos os participantes. Já o líder do Executivo camarário, Joaquim Jorge, frisou que o prestígio do evento é “indiscutível”, assim como o talento dos participantes e a qualidade dos júris e da organização.
Este ano, com o objetivo de diversificar a oferta de iniciativas, descentralizar a cultura musical e fomentar o gosto e consumo de música no concelho, a AMOA decidiu introduzir novas dinâmicas no concurso. Antes da Gala de Entrega de Prémios, a organização dinamizou dois concertos: o Grupo Invicta Sax e a AMOA Big Band atuaram nos dias 9 e 10 de julho, respetivamente, em espaços públicos no centro da cidade.
Em 2006, quando foi criado, o concurso tinha apenas um âmbito regional. Dois anos depois, em 2008, a competição cresce e torna-se nacional. Finalmente, em 2012, chegou a sua internacionalização, mas é apenas em 2023 que passa a ter a designação atual.
Até ao fecho da edição, a lista de vencedores ainda não tinha sido divulgada, mas o Correio de Azeméis conseguiu apurar estas informações junto da AMOA.