14 May 2025
Os quatro estudantes são do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e do Agrupamento de Escolas de Fajões
Etapa final do Concurso Interconcelhio de Leitura – ConcIL decorreu na EBS de Fajões
Decorreu hoje, 14 de maio, na Escola Básica e Secundária de Fajões, a prova oral de palco do Concurso Interconcelhio de Leitura - ConcIL. O concurso envolveu a participação de estudantes de seis municípios, incluindo Oliveira Azeméis. Este é um concurso que pretende promover o gosto pela leitura entre jovens.
Decorreu no dia de hoje, a fase final do Concurso Interconcelhio de Leitura - ConcIL, onde os alunos tiveram de demonstrar as suas aptidões de leitura e de interpretação literária.
A prova escrita decorreu na semana passada e a prova oral decorreu hoje na Escola Básica e Secundária de Fajões. Este é um concurso que já passou por várias fases, inicialmente uma fase escolar com os concelhos entre Douro e Vouga, posteriormente, uma fase municipal, que é articulada entre os Agrupamentos de Escolas e a Biblioteca Municipal, na qual são apurados três alunos de cada nível de ensino.
Na prova escrita foram apurados 20 estudantes, cinco de cada nível de ensino do concelho de Oliveira de Azeméis passaram à final: dois jovens do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e dois do Agrupamento de Escolas de Fajões.
Os grandes objetivos deste concurso passam por promover a leitura e desenvolvimento das capacidades literárias e de interpretação. Relativamente à adesão por parte dos alunos, Fernanda Gonçalves, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Fajões, ressalta que: "Temos uma adesão muito grande dos alunos neste tipo de concursos, sobretudo ao nível do primeiro ciclo", contudo, "à medida que a idade vai avançando, o número de participantes vai diminuindo e os interesses de leitura começam a ser muito diversos."
Na fase escrita os alunos debruçaram-se sobre diferentes escritores desde Ursula Wölfel, Gonçalo M. Tavares, Oliver Jeffers e Layla Martinez. Já na fase oral, cada aluno escolheu o seu livro predileto e demonstrou, numa prova argumentativa, o porquê da escolha do livro e as razões que o tornam aconselhável.
Serão destacados três finalistas de cada nível de ensino para o pódio final e os alunos serão recompensados pela vitória. A 3.ª edição já está garantida, segundo Fernanda Gonçalves, e espera-se que o sucesso do concurso permaneça.