15 Jul 2024
Fajões> Nas comemorações, Jorge Pinho parabenizou todos que fizeram parte da história
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, comemorou no passado sábado, o seu 42° aniversário. Depois do hastear das bandeiras foi feita a romagem aos cemitérios, seguida de formatura geral para receção às entidades, promoções, condecorações, terminando as comemorações com uma sessão solene, no auditório do quartel.
No final, o movimento ‘Cesar Solidário’ que no ano passado entregou duas ambulâncias à corporação, bem como equipamentos necessários para as funções diárias dos bombeiros, decidiu entregar o quadro que o movimento recebeu recentemente pela Assembleia Municipal, ao ser distinguido com o ‘Prémio Cidadania 2024’.
Em declarações à Azeméis TV/FM, Jorge Pinho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, referiu que “eu sei que o município ajuda, o município colabora connosco, é verdade, não podemos dizer que não. Mas tem de ser atualizado esse apoio que nos é dado. Não podemos estar presos a protocolos de 2004”, acrescentando que aquilo que pede ao município é que “seja vanguardista, que inove e que crie um protocolo que sirva às suas corporações de bombeiros, quer de Fajões, quer de Oliveira de Azeméis”.
Para além disso, o presidente da corporação fajonense parabenizou “todos aqueles que por cá passaram. Muito obrigado por cá terem estado, ajudaram a tornar a nossa associação no que hoje é. Parabenizar os que hoje cá estão, pois são eles que dão o corpo neste momento. Que venham outros 42 anos de história”.
“Quando vinha a caminho desta celebração dos 42 anos dos Bombeiros Voluntários de Fajões, lembrei-me que o tempo passa muito depressa. Lembro-me que há 42 anos, era eu presidente desta junta de freguesia. Apareceu-me lá o Augusto Pais e Srº Rufino, duas pessoas conhecidas da nossa freguesia. Disseram: Temos falado com o comandante Alegria a ver se conseguimos uma delegação da corporação dos bombeiros de Oliveira de Azeméis. (…) Todos nós nos lembramos dos bombeiros em duas ou três ocasiões. A primeira é sempre quando bate uma desgraça à porta. (…) quero deixar uma palavra de apreço a todos estes homens, que abnegadamente, de dia e de noite, quando toca a sirene, saem em defesa daqueles que muitas vezes estão a dormir na sua cama e nem se importam com aquilo que está a acontecer. (…) se queremos ter os bombeiros em condições, temos de dar meios. E não podem ser só os mecenas a dar meios.”
Comendador Manuel Santos Gomes, presidente da Assembleia Geral dos BV de Fajões
“Hoje é um dia de grande importância para todos nós. Estamos aqui todos unidos para celebrar o aniversário da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, que celebra 42 anos (…) hoje homenageamos aqueles que dedicaram e dedicam as vidas a esta causa. O nosso mais sincero agradecimento, que vocês são a alma desta corporação e vocês nada disto seria possível. (…) a nossa corporação sempre foi mais do que um grupo na resposta a emergências, somos uma família. Cada membro dos Bombeiros Voluntários de Fajões sabe que pode contar um com o outro, em qualquer circunstância.”
Jorge Bastos, comandante dos BV de Fajões
“É um privilégio e uma assumida honra poder estar nos momentos importantes da vida das nossas instituições. Naturalmente que estas instituições, por si só, não funcionam. São as pessoas que dão vida a estas instituições. Por isso quando estamos aqui hoje a dar os parabéns a esta instituição, aquilo que nós estamos é dar os parabéns aos homens e mulheres, aos bombeiros e bombeiras que são a vida desta casa e o maior recurso desta comunidade (…) aquilo que verdadeiramente importa é que nós não desistamos, não baixemos os braços e tenhamos a disponibilidade para encontrar em conjunto as melhores soluções para proteger e socorrer a nossa população. Dizer no ADN dos nossos bombeiros não existe a palavra desistir e por isso sei que vamos poder a contar com o vosso extraordinário trabalho e com a vossa empenhada missão.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“Os bombeiros são o maior exemplo da vitalidade de uma comunidade. Há 42 anos a comunidade de Fajões encetou esforços para criar uma associação de Bombeiros Voluntários e a constituição de um corpo de bombeiros, esforços esses que foram continuados, mantidos e reforçados pelos vários bombeiros voluntários e órgãos sociais até aos dias de hoje. Observamos hoje um corpo de bombeiros capaz e pronto para perseguir a missão que os levou a ser criados.”
João Pinho, presidente dos BV de Oliveira de Azeméis
“Homens e mulheres que deixam as suas famílias e com bravura enfrentam as adversidades constantes do dia a dia que é ser bombeiro. A estes bravos e a todos os que passaram por esta casa, vestindo a camisola desta família, o nosso muito obrigado (…) Não só foram crescendo ao longo dos tempos em termos de resposta, cresceram também em termos de qualidade na resposta (…) Parabenizo todos os sócios e beneméritos que contribuíram para a constante evolução desta estrutura, de que todos nós, certamente, nos orgulhamos. Às famílias dos nossos bombeiros, o meu muito obrigado pelo apoio que dão aos nossos bombeiros.”
Óscar Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Fajões