11 Feb 2025
Na foto da esq. para a drt.: Cristina Ribeiro, coordenadora do voluntariado da Liga dos Amigos e Diana Semblano, recém-eleita presidente da Liga dos Amigos, falaram das futuras ambições e projetos para a Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis
> Diana Semblano é a nova presidente da Liga dos Amigos pelos próximos quatro anos
Diana Semblano foi eleita no início do ano presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis, neste sentido, juntamente, com Cristina Ribeiro, coordenadora do voluntariado da Liga dos Amigos, ambas falam sobre o futuro desta liga e da importância da mesma para o hospital. Destacando a necessidade de mais sócios e voluntários para a Liga, principalmente, ao fim de semana.
O novo desafio como presidente e os objetivos futuros. “Eu já fazia parte da anterior direção, era vice-presidente, mas claro, sendo presidente é um desafio maior e a nossa direção mudou toda. Estamos agora a projetar novas atividades que pretendemos fazer. Vamos também dar continuidade ao projeto ‘Liga-te a Nós’, onde pretendemos angariar mais sócios. A liga vive do voluntariado, mas também do apoio que recebe das empresas e quotas dos sócios, só assim conseguimos angariar dinheiro para desenvolver as atividades do hospital e dar resposta aos desafios que nos são impostos. Este é o trabalho que vamos continuar a desenvolver na liga. Queremos dar mais a conhecer o hospital, os oliveirenses têm de conhecer todo o trabalho que é desenvolvido pelos profissionais de saúde do hospital, chamar as empresas e atrair voluntariado mais jovem.”
Os apoios e a necessidade de mais sócios. “Temos recebido vários apoios por parte de algumas empresas, daí termos também ajudado financeiramente a unidade geriátrica, que abriu recentemente. Fizemos alguns sócios nos últimos quatro anos, mas precisamos de muito mais. A nossa quota é de apenas seis euros anuais, portanto, todos que se queiram juntar podem-no fazer através das nossas redes sociais, tem lá a ficha de sócio e nós agradecemos muito.”
Em colaboração estreita com todos os projetos do hospital. “Além da nova Unidade de Geriatria, também ajudamos para o ‘Cantinho da Amamentação’, que também foi criado. Estamos sempres disponíveis para colaborar com o conselho de administração do hospital, em tudo o que for novos projetos e dar resposta às necessidades dos doentes e das suas famílias.”
Diana Semblano, presidente da Liga dos Amigos
Dedicação, amor, carinho, dor e choro. “Não é fácil, mas todos têm colaborado, somos unidos e torna-se mais fácil. Tem estado tudo a correr muito bem, andamos sempre no terreno desde servir um chá e um café aos médicos e doentes, fazemos as visitas aos doentes. O voluntariado é um misto de emoções, é dedicação, é amor, carinho, dor e choro, quantas vezes viramos costas e choramos. Mas, junto ao doente, temos de passar força, há muitos que não têm família, ou, visitas.”
A necessidade de mais jovens. “Os jovens hoje em dia não quer fazer muito este tipo de serviço, mas, bem precisávamos de gente jovem no voluntariado. Principalmente, termos gente ao fim de semana seria muito bom e para isso temos de arranjar mais pessoal, e convido todos. É dar muito de nós e é muito gratificante. Se um jovem dedicar duas horas de um fim de semana por mês já ajuda muito a liga, vai ficar muito melhor com ele próprio e a nós acaba por nos ajudar e chegamos a mais pessoas.”
Cristina Ribeiro, coordenadora do voluntariado da Liga dos Amigos