3 Oct 2025
Cláudia Silva, da organização, destacou o espírito de união que marcou mais uma edição da Festa das Coletividades de São Roque.
S. Roque> Maior festa do associativismo na freguesia
Evento reuniu associações, moradores e artistas locais num dia de partilha, gastronomia e animação.
A Festa das Coletividades de São Roque voltou a reunir dezenas de pessoas num dia de convívio, partilha e animação. Em entrevista à AzeméisTV/FM, Cláudia Silva, organizadora do evento, explicou o propósito da iniciativa e destacou o envolvimento das associações locais.
Como surgiu a ideia da festa. “Esta festa já acontece há alguns anos. Nasceu da vontade de criar um evento intergeracional, com atividades para crianças, jovens e seniores, e que juntasse todas as coletividades. O objetivo é que se conheçam entre si e se deem a conhecer à comunidade.”
As associações que participaram este ano. “Temos nove associações: a Associação Chama, a Comissão de Festas, a Associação de Pais da Avenida de São Roque, o Grupo de Jovens Cara, a INES, o Grupo Desportivo de São Roque, os Amigos do Treino ao Azeite, a Confraria das Papas e a Comissão Social de Freguesia.”
A programação. “Começámos o dia com uma caminhada, tivemos jogos, animação, grupos de cantares e, à noite, atuações musicais e DJs. Tentamos sempre privilegiar artistas da freguesia.”
E o que se pode provar na festa. “Há papas de Sarrabulho, bifanas, pataniscas, papas de São Miguel, sobremesas e várias bebidas. É um espaço onde se come, se bebe e se convive.”
Esta festa vai continuar? “Sim, acreditamos que sim. Tem corrido bem e é importante manter viva esta união entre as coletividades.”