9 Oct 2024
Empresas e Empresários Concelho
O combate à desinformação relativa à insustentabilidade dos plásticos será um dos temas em debate nos Plastics Summit 2025, onde os média ganham um papel principal.
Após o grande sucesso da primeira edição, em 2022, o ‘Plastic Summit-Global Event’ regressará em 2025, com o objetivo de discutir o futuro da indústria do plástico e preparar para um futuro mais sustentável, aliado ao combate à desinformação. A organização deste evento é da responsabilidade da Associação Portuguesa da Indústria do Plástico (APIP), juntamente com as suas congéneres do Brasil, México e Espanha. A apresentação oficial deste evento aconteceu esta manhã na sede da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa e uma das grandes novidades é o destaque para a comunicação social, que será parte integrante do evento, onde a APIP tem como objetivo combater a desinformação que é gerada em torno da indústria do plástico.
Centrada em quatro principais temas: economia circular; caminhos para a transição: uma abordagem societal; indústria resiliente e gestão integrada; e arquitetura regenerativa de ecossistema: do berço ao berço. A Plastics Summit 2025 pretende atingir 2500 participantes na sua segunda edição, mais do dobro de 2022.
Nesta manhã de lançamento oficial do evento houve uma painel de oradores que teve como mote: “A influência da (des)informação na adoção de comportamentos (in)sustentáveis”. Um tema que despertou para a questão da importância do papel dos média para a melhor informação e desmistificação da ideia que o plástico é o principal inimigo da sustentabilidade, sendo que, o objetivo é “que não se discuta só sobre o plástico, mas sobre todos os resíduos”, explicou Pedro Paes do Amaral, diretor executivo da Plastics Summit e vice-presidente da APIP, em declarações à Azeméis TV/FM.
O Plastics Summit - Global Event realiza-se no próximo ano (2025), a 06 de outubro. Ainda de acordo com a organização o evento passará a ser realizado de três em três anos, estando já pensada a edição seguinte, em 2028.