14 Nov 2023
Empreitada terá custo de 4,95 milhões de euros
A Infraestruturas de Portugal (IP) teve autorização por parte do Governo para avançarem com a reabilitação da Linha do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.
De acordo com a portaria nº650/2023 publicada na passada terça-feira em Diário da República, os encargos da obra irão ter um valor base de 4,95 milhões de euros, sendo repartido por dois anos.
Os encargos decorrentes do contrato serão, de acordo com a portaria, divididos da seguinte forma:
625 mil euros em 2023 e 4,325 milhões de euros em 2024.
Integrada no Plano de Reabilitação da Linha de Vouga, esta empreitada pretende reabilitar a superestrutura de via, “com a substituição integral de carril, travessas e fixações, a balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível”, referiu a IP em comunicado divulgado no ano passado, aquando da abertura do concurso público para a renovação da Linha do Vouga.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, “a reabilitação da Linha do Vouga garantirá uma forte melhoria dos níveis operação, fiabilidade e segurança da infraestrutura, promovendo a utilização do transporte público ferroviário como alternativa segura, confortável e ambientalmente sustentável”.