18 Oct 2022
De 20 a 23 de outubro n’o cinema’ na praça da cidade
A sala de reuniões do executivo municipal recebeu, no dia 14 de outubro, a apresentação da segunda edição do ‘Azeméis Film Festival- O festival dos festivais’, que reúne os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses no último ano. Para além dos cincos filmes que estarão em competição o programa prevê duas ante estreias e uma atuação musical na noite de 21 de outubro.
O ‘festival dos festivais’ reúne os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses no último ano, numa competição de longas-metragens entre a ficção e o documentário, estando a organização a cargo da autarquia oliveirense com a colaboração do ‘Cine Clube de Avanca’. O presidente do ‘Cine Clube de Avanca’, Costa Valente, destacou do programa, além dos filmes que estarão em competição, a qualidade do júri e as duas ante estreias, a primeira do realizador oliveirense Matos Barbosa ‘O Antiquário’ e a película ‘Já Nada Sei’, de Luís Diogo, filme apoiado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. ‘Mato seco em chamas’ de Adirley Queirós e Joana Pimenta, ‘La caja’, do realizador Lorenzo Vigas, ‘Follow Her’ de Sylvia Caminer, ‘Caged Birds’ do realizador e co-escritor suíço Oliver Rihs e ‘918 Nights’ da realizadora espanhola Arantza Santesteban serão os cinco filmes em competição.
“Queremos fazer parte dessa família que gosta de cinema. Estamos aqui com o espírito de tentar enraizar na nossa comunidade este gosto pela sétima arte. Temos a missão de procurar proporcionar espetáculos de grande qualidade, filmes de grande qualidade ao maior número possível de pessoas”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“Estamos cada vez mais a ser um dos municípios mais ecléticos da região. Temos conseguido ter uma oferta artística e cultural muito diversificada que vai a vários públicos. O cinema não poderia ficar fora desta oferta”.
Rui Luzes Cabral, vereador da câmara municipal
“É o momento de dar os parabéns ao município de Oliveira de Azeméis por garantir que a cultura seja um espaço absolutamente fundamental e crucial dentro de uma cidade que tem uma dimensão fundamental no norte do país”.
Costa Valente, Cine Clube de Avanca