Em
Correio de Azeméis

4 Sep 2025

Rentrée

Helena Terra

O mês de setembro marca o regresso, desde logo, o regresso do Correio de Azeméis, depois da pausa para férias. Para mim marca o início de um novo ano porque não os meço em anos civis, mas em anos judiciais. Para os estudantes marca o regresso às aulas e, para alguns, o início de um novo ciclo. Na vida da comunidade, volta o “colorido” das campanhas eleitorais para as eleições autárquicas de 12 de outubro.
No nosso concelho temos uma novidade, relativamente aos últimos anos. Um boletim eleitoral com sete candidaturas à Câmara e à Assembleia Municipal. Há quem diga que este é um sinal de vivacidade da nossa democracia e há, ainda, quem diga que é um exercício de afirmação da nossa democracia, num tempo em que surgem laivos de populismos muito pouco democráticos.
No que toca aos que detêm o poder executivo no nosso município, é proposta uma solução de continuidade. No que toca aquele que é, na atualidade, o principal partido (coligação) da oposição surge uma proposta completamente nova, no que diz respeito aos protagonistas e nas restantes candidaturas surgem protagonistas novos e rostos aos quais não estávamos habituados por estas alturas.
    Está aí a campanha eleitoral em força. Até às eleições temos pouco mais de um mês. As diversas máquinas partidárias, vão entrar em modo acelerado a dar tudo para fazer chegar ao eleitorado as suas propostas e, cada uma, para convencer os eleitores da bondade do seu projeto político para o nosso concelho.
Com sete alternativas a sufrágio, espera-se um amplo debate na sociedade oliveirense, entre os candidatos, preferencialmente em locais públicos, para que todos aqueles que queiram e o possam fazer o acompanhem em direto para assim, poder fazer a escolha mais informada possível.
Neste debate que tem de ser feito, espera-se elevação na discussão, grandeza nos argumentos, fraqueza discursiva e honestidade intelectual, pois só assim, o confronto de ideias será sério e esclarecedor, ficando a ganhar a democracia em geral e os oliveirenses em particular.
O Objetivo de todas as candidaturas é ter o maior número de votos possível, mas há um outro combate que deve estar na mira de todas elas, o combate à abstenção. O fato de haver sete candidaturas, é por princípio, mais potenciador da mobilização dos cidadãos. A mobilização do eleitorado reside na diversidade de escolhas, na qualidade das propostas políticas e na seriedade do debate.
Estejamos atentos e, também vigilantes. O combate de 12 de outubro, não é um combate dos candidatos, é um combate de todos os oliveirenses que gostam deste pedaço de terra com história e com potencialidades como poucas.
No dia 12 de outubro vamos, todos os cidadãos eleitores, cumprir o nosso dever cívico como forma de declarar o nosso amor a esta terra, abrigada pela serra e da qual se vê o mar.

Helena Terra, Advogada

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Incêndio deflagrou no restaurante D. Gomado
6/09/2025
“Cinco freguesias, uma União”
5/09/2025
Clube de Ténis de Azeméis abre inscrições para a nova época desportiva
5/09/2025
“É fazer sempre o melhor possível para agradar a toda a gente”
4/09/2025
Amimar: o novo refúgio de beleza e tranquilidade no coração de Fajões
4/09/2025
Opticália de Oliveira de Azeméis comemorou dez anos
4/09/2025
Sem Salários, Subsídios e Emprego em Fábrica de Calçado em Pindelo
3/09/2025
“Eu tenho que fazer alguma coisa pela minha terra”
3/09/2025